O processo aberto pelo Ministério Público Estadual para investigar e apurar denúncias de irregularidades nas obras de recuperação da Estrada do Castelo, primeira ordem de serviço assinada pelo prefeito Luciano Leitoa ainda na sua primeira gestão em 2013, está, segundo o site jurisconsult, de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça do Maranhão, concluído para sentença, desde 22 de fevereiro deste ano.
A denúncia de improbidade administrativa é rica de informações, dados, notas fiscais, pareceres e apontam entre outros, o prefeito Luciano Leitoa, ex-secretários, ex-vereadores e servidores comissionados responsáveis pela coordenadoria de licitação à época como réus.
O processo tramita na Vara dos Feitos da Fazenda, que tem como titular o juiz Welliton Carvalho, que tem tomada decisões importantes em outros processos de sua competência que tramitam naquela Vara.
O processo foi movido após denúncia do morador da localidade Castelo, Fanko Nogueira que se balizou na execução da obra e nos documentos apresentados no projeto executivo. Fanko acabou descobrindo e denunciando irregularidades na execução da obra, que foi embargada e investigada.