spot_img
spot_img

Existe prevenção? Veja o QUE fazer para reduzir o risco de câncer de ovário

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/Juliana Castelo
O câncer de ovário é, sem dúvidas, uma das principais preocupações de saúde entre as brasileiras e está no top 10 das doenças mais comuns nesse cenário. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só no ano de 2024, a condição atingiu cerca de 8 mil pessoas em território nacional. Por isso, falar sobre medidas preventivas e conscientização é tão importante: o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de um tratamento eficaz.
Idade avançada, histórico familiar de câncer de ovário ou mama e mutações genéticas (como as dos genes BRCA1 e BRCA2) são alguns dos fatores que podem colaborar para que o câncer de ovário apareça. “As mulheres devem estar sempre atentas ao seu histórico familiar e a sintomas persistentes, como dor abdominal constante e inchaço”, explica o ginecologista da Hapvida, Marcos Pitaluga.
Outro fator apontado pelo médico na lista de condições de risco é a endometriose. De acordo com um estudo publicado na revista de biomedicina The Journal of the American Medical Association, em 2024, o risco de desenvolver câncer de ovário aumenta pelo menos quatro vezes em mulheres com essa condição. Já nas que possuem a doença na forma mais severa, o risco geral de câncer de ovário é cerca de 9,7% maior.
Genética
O especialista ressalta, ainda, a importância do fator genético nos diagnósticos desse tipo de câncer. Segundo Marcos, 15% dos casos estão relacionados a mutações hereditárias, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2. “O diagnóstico precoce é essencial para chegar o mais rápido possível ao tratamento adequado e pode ser feito através de exames e triagens. Esses testes podem ajudar na identificação de alterações a serem investigadas”, complementa o ginecologista.
E nada de deixar de lado hábitos saudáveis. Entre eles estão manter um peso saudável; praticar exercícios regularmente; criar uma rotina de alimentação rica em frutas, verduras e proteínas magras; dizer “não” ao hábito de fumar e limitar o consumo de álcool.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Churrasco do dia a dia: cortes e utensílios para quem quer fazer churrasco em casa, sem ter muito trabalho

Reportagem/Juliana Castelo Se tem uma coisa que os brasileiros amam, é um bom churrasco. “Quando chega o final de semana e bate aquele dia ensolarado,...

Dia do Zootecnista será celebrado em sessão solene nesta quinta-feira (15) na Câmara de Timon

A Câmara Municipal de Timon realizará, nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Zootecnista. A iniciativa...

Habemus Papam: especialista analisa o simbolismo do nome Leão XIV e os rumos da Igreja sob novo pontífice

Reportagem/Jherry Dell'Marh Com pouco tempo de conclave, o cardeal estadunidense, Robert Francis Prevost, foi escolhido como novo papa e a escolha do nome Leão XIV...