Em apenas duas semanas, o número de casos confirmados de Covid-19 em Teresina cresceu mais de 500%, passando de 20 no domingo retrasado (05) para 122 neste último domingo (19). Na capital, houve 5 óbitos decorrentes da doença e 8 pessoas estão em estado grave ocupando leitos de UTI, segundo boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O gráfico da doença na cidade mostra período de ascensão e, para o médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, o número de casos tende a aumentar nas próximas semanas. “É notório que a Prefeitura tem realizado várias medidas para combater o vírus, mas é preciso que a população faça a sua parte e cumpra o isolamento social, para que esses números não sejam ainda maiores”, completa.
Segundo Francisca Rodrigues, enfermeira do Comitê de Operações de Emergência (COE) da FMS, são vários os motivos que justificam o aumento de casos. “Há muitas pessoas que não estão seguindo as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde. Além disso, estão sendo realizados mais testes rápidos na rede de saúde e houve aumento do número de laboratórios credenciados que realizam o exame”, diz.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que, segundo a literatura científica mundial, é grande a frequência de pessoas com coronavírus que não apresentam sintomas. “Mesmo assim o paciente está infectado e é transmissor do vírus. Por isso, nem todo infectado vai estar apresentando sinais similares aos da gripe. É preciso que a gente considere que todos estão infectados e adote todas as medidas de prevenção”.
Confira dicas para se prevenir do novo coronavírus:
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, várias vezes ao dia;
Só saia de casa se for estritamente necessário;
Mantenha distância de 2 metros entre as pessoas;
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite aglomerações;
Use máscara caseira, feita de pano;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Não compartilhe objetos pessoais;
Higienize todos equipamentos, materiais e superfícies que utiliza.