O prefeito Firmino Filho se reuniu, hoje (05), com diretores de hospitais municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para discutir os resultados da terceira etapa da pesquisa de investigação sorológica encomendada pela Prefeitura de Teresina, realizada de 01 a 03 de maio.
“Os trabalhadores em saúde são a parcela da população que não pode ficar em casa, são os servidores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, dia a dia dando o seu melhor para que vençamos essa batalha. Munir esses profissionais de todas as informações possíveis e de todo material e estrutura necessários é fundamental para que eles desempenhem o trabalho que sabem fazer com tanta excelência. Eles precisam estar nos hospitais, nas unidades de saúde. E as pessoas precisam, ao máximo, ficar em suas casas”, declarou Firmino Filho.
De acordo com a pesquisa, Teresina deve ter, atualmente, 12.492 pessoas com Covid-19, um número 53 vezes maior que o notificado. Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados. Já da segunda para terceira, o aumento foi de 62%.
“Se a taxa de crescimento continuar subindo nessa mesma proporção de 60%, na próxima semana teremos quase 20 mil pessoas com a Covid-19. Em duas semanas podem ser 32 mil pessoas infectadas e, em menos de um mês, poderemos ter 10% da nossa população com o novo coronavírus, um número assustador”, destacou o prefeito Firmino Filho.
Para a diretora de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde, Jesus Mousinho, a reunião foi importante para a discussão de projeções sobre a doença: “Lidamos diariamente com os atendimentos a pacientes de Covid-19 e com as ações de prevenção à doença. Conhecer as projeções que as pesquisas estão indicando é importante para balizar nosso trabalho e fortalecer nossas ações”, pontuou.