Com a necessidade de prevenção contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Teresina está mantendo os serviços essenciais em vários setores, como saúde, assistência social e limpeza da cidade, por exemplo. Na área administrativa, estão sendo mantidas apenas aquelas atividades consideradas essenciais. A ideia é manter o máximo de servidores em casa e evitar aglomerações de pessoas.
O prefeito Firmino Filho orientou a todos os secretários para que façam um planejamento em cada setor, de forma a deixar funcionando apenas o mínimo essencial. “É uma medida extrema, mas necessária. É fundamental evitar o contato social e diminuir a circulação de pessoas. Nesse momento, é preciso ter muita responsabilidade. Temos um compromisso com a cidade e a ordem é desacelerar”, orientou o prefeito.
Muitos serviços municipais estão sendo oferecidos através de aplicativos, o que evita o deslocamento às secretarias e ao Palácio da Cidade. Em regime de homeoffice, os servidores da Empresa de Processamento de Dados de Teresina (Prodater) estão trabalhando para disponibilizar novos serviços online, via Teresinense Digital, para que a população possa continuar tendo acesso aos serviços, mas sem necessidade de se deslocar aos órgãos públicos. Solicitação de limpeza de ruas, tapa-buracos e requerimentos em diversos órgãos, por exemplo, são alguns dos serviços que já estão disponibilizados pela internet.
Muitas pessoas já começam a seguir a orientação dos profissionais de saúde sobre permanecer em casa. As ruas do Centro da cidade amanheceram com menos gente circulando nesta sexta-feira, além do pouco fluxo de veículos nas ruas. A tendência também é diminuir o fluxo de pessoas em shoppings, bares, restaurantes, tendo em vista decreto baixado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras atestando estado de calamidade pública em saúde no Piauí.