spot_img
spot_img

Agora é Lei: Câmara promulga norma que obriga Águas de Timon a instalar eliminador de ar na tubulação mediante solicitação do consumidor

spot_img
Compartilhe:
A lei dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do Sistema de Abastecimento de Água do Município de Timon.
O presidente da Câmara Municipal de Timon, Vereador Uilma Resende, promulgou a Lei Municipal nº 2.460 de 29 de dezembro de 2025, de autoria do vereador Juarez Moraes e aprovada em unanimidade dos vereadores, que fica a empresa concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água, a concessionária Águas de Timon, obrigada a instalar, mediante solicitação do consumidor, equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede o hidrômetro do imóvel.
De acordo os artigos da Lei, a empresa concessionária terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para realizar a instalação do equipamento, contado a partir da solicitação do consumidor. As despesas decorrentes da aquisição e da instalação do equipamento correrão integralmente por conta da concessionária. O equipamento de que trata o caput deste artigo deverá estar em conformidade com a Portaria nº 246, item 9.4, do INMETRO, bem como devidamente patenteado.
De acordo com o parlamentar Juarez Morais, autor de projeto de lei, a medida busca proteger os consumidores que se sentem prejudicados pelo acúmulo de ar nas redes hidráulicas, situação que pode gerar aumento indevido no valor da conta, uma vez que o hidrômetro acaba registrando não apenas o consumo de água, mas também a passagem de ar pela tubulação.
“Todo consumidor que identificar aumento injustificado na tarifa, em decorrência de ar presente na tubulação, pode acionar a Águas de Timon para solicitar a instalação do eliminador de ar. Com isso, o cidadão terá a garantia de pagar apenas pelo consumo real de água”, destacou o vereador.
A lei determina ainda que a instalação do equipamento deve ser feita sem custos para o consumidor. Caso a concessionária não cumpra a determinação, o usuário poderá recorrer aos órgãos competentes de fiscalização, já que se trata de uma obrigação legal em vigor.
A iniciativa representa um avanço na defesa do consumidor e reforça o compromisso do Legislativo Municipal com a transparência, a justiça tarifária e a melhoria dos serviços públicos essenciais. Como ressaltou o vereador durante a entrevista, “lei não se discute, se executa”.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Guarda Civil Municipal de Timon celebra 18 anos com avanços, tecnologia e fortalecimento da segurança pública

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Timon comemora, nesta quinta-feira (08), 18 anos de atuação, consolidando-se como uma força estratégica no fortalecimento da segurança...

Antes de processar, que tal conciliar?

Alternativa resolve conflitos com economia de tempo e dinheiro e já registra crescimento no MA Reportagem/Juliana Castelo A empresa que não atendeu você como deveria; a...

Câmara aprova licença de Lucas da Farmácia para assumir Secretaria de Desenvolvimento Rural na gestão Rafael Brito

A Câmara Municipal de Timon aprovou, nesta quarta-feira (07), durante sessão extraordinária convocada pelo presidente Uilma Resende, o Requerimento nº 001/2026, de autoria do vereador Lucas da...