spot_img
spot_img

Projeto Alfabetiza Teresina ganha 3º lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

spot_img
Compartilhe:

Destacando administrações municipais que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, o Prêmio Cidades Sustentáveis divulgou os vencedores da edição 2019, que mostra Teresina em 3º lugar. A conquista foi com o Projeto Alfabetiza Teresina, uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as escolas da Prefeitura que possuem turmas em ciclo de alfabetização.

O prêmio só reconhece boas práticas com resultados concretos e mensuráveis. O objetivo é compartilhar esses exemplos por todo o país, para inspirar e buscar resultados cada vez melhores em todas as áreas da administração. Teresina se destacou no tema “Acesso à serviços”, categoria cidades grandes.

A iniciativa é também no sentido de buscar alternativas que apresentem melhora integrada dos indicadores, visando a redução das desigualdades. “Para conquistar o terceiro lugar, apresentamos uma série de relatórios que comprovam na prática a eficácia do projeto. Vem dando tão certo em Teresina, que faz mesmo todo o sentido ser exemplo nacional de boa prática”, declara a coordenadora de Alfabetização da Semec, Carmem Portela.

Criado em 2018, o Alfabetiza surgiu para fortalecer as ações de leitura e escrita desenvolvidas nas unidades de ensino do município. As equipes gestoras e a Semec passaram a planejar, monitorar e avaliar melhor a rotina dos alunos em processo de alfabetização para acompanhar o ritmo de cada criança.

A meta do secretário municipal de Educação Kleber Montezuma é alfabetizar todos os alunos ao final do 1º ano do ensino fundamental. Com um esforço coletivo e ações direcionadas pelo Alfabetiza Teresina, no ano passado, mais de 80% das crianças concluíram o 1º ano com habilidades consolidadas de leitura e escrita. “Estamos trabalhando pelo 100% esse ano, nenhuma criança fica para trás”, afirma Montezuma.

A terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas desenvolvidas em 61 municípios, distribuídos por 15 Estados de todo o Brasil. A promoção é do Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa contou com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeito Rafael Brito anuncia renovação dos contratos de professores, cuidadores e intérpretes para 2026

A atitude do prefeito foi elogiada por todos que estavam na festa dos professores.  O prefeito de Timon, Rafael Brito, anunciou a renovação dos contratos...

Câmara de Timon promove audiência pública e reforça ações de proteção ao consumidor

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta sexta-feira (24), uma audiência pública sobre Proteção ao Consumidor, reunindo representantes do INMEQ-MA, Procon, Ministério Público, Secretaria...

Entre sustos e lambidas: Pets estrelam o halloween mais fofo da temporada

Reportagem/Juliana Castelo Um evento de arrepiar… de tanta fofura! Neste Halloween, até os pets vão entrar na brincadeira e prometem roubar a cena com criatividade...