spot_img
spot_img

Pesquisa diz que 90% da população de Teresina está satisfeita com o serviço de coleta de lixo da PMT

spot_img
Compartilhe:

Em pesquisa de satisfação realizada no fim do ano de 2019, a Prefeitura de Teresina verificou que 90,1% dos moradores estão satisfeitos com a coleta de lixo, 99,7% da população confirma a existência do serviço em seu bairro e 92% afirma ter conhecimento dos dias em que o serviço é realizado. O município tem investido muito em limpeza pública. Apenas em 2019 foram aplicados R$ 107 milhões, 15% a mais em comparação ao mesmo valor de 2018.

A pesquisa também ranqueou os principais acertos do serviço: frequência e pontualidade na coleta de lixo, limpeza e recolhimento de resíduos correto após serviços, além da limpeza de parques e praças, respectivamente. O questionário da análise foi aplicado em 600 pessoas, sendo 45,3% homens e 54,7% de mulheres, com moradores de todos os bairros da capital piauiense.

“O estudo da percepção dos moradores sobre os serviços de limpeza pública é de extrema importância para que a gente possa manter o sistema sempre melhorando. Identificamos os principais erros, acertos e as prioridades para a população. Assim, a partir de um diagnóstico geral, vamos traçar metas e fazer um planejamento de melhorias”, destaca Marco Antonio Ayres, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

A pesquisa apontou ainda que 35,8% considera que o serviço melhorou nos últimos 12 meses, como é o caso da zona sudeste, que apresentou a melhor avaliação no último ano. “Na pesquisa passada identificamos que a zona sudeste necessitava de mais atenção e investimentos e, agora, concluímos que houve uma melhora significativa nos serviços prestados e na satisfação dos moradores”, comenta Vicente Moreira, secretário executivo da Semduh.

A pesquisa identificou ainda que somente 9,2% da população considera o serviço de coleta como ruim ou péssimo e 0,7% não sabem ou não opinaram a respeito. A análise mostrou também o desejo da população de que o trajeto do caminhão coletor seja realizado de forma mais lenta. Na avaliação da limpeza urbana dos bairros, 85,5% dos teresinenses estão satisfeitos com serviço, enquanto 14,16% da população julga o serviço como ruim ou péssimo e 0,33% não sabem ou não opinaram a respeito.

Vicente ressalta que, para 2020, a previsão é seguir a linha de investimentos no valor de R$ 107 milhões, reforçando ainda mais as ações de orientação, conscientização e prestando esclarecimentos para a população sobre o sistema de limpeza pública. “A Prefeitura investe muito na limpeza e retirada de, aproximadamente, 10 toneladas de resíduos dispostos em locais inadequados mensalmente, recursos que poderiam ser destinados para outros serviços e garantir ainda mais melhorias para Teresina”, observa o gestor.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeito Rafael faz balanço de gestão, compara com anteriores e afirma ter solucionado problemas históricos de Timon

Na abertura do Ano Legislativo de 2026, realizada nesta quarta-feira, 4, em sessão solene na Câmara Municipal de Timon, o prefeito Rafael Brito apresentou...

Onde estão Ágatha e Allan? Bacabal Completa 30 dias de espera e esperança

MA registra mais de mil casos de pessoas desaparecidas O mistério em torno do desaparecimento dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael,...

Da “olhadinha” ao passeio completo

Cinco dicas para extrair o melhor das suas compras nos primeiros meses do ano Reportagem/Juliana Castelo “Estou dando só uma olhadinha”. Tem certeza? Seja para renovar...