spot_img
spot_img

Comissão finaliza projeto de criação da secretaria municipal de Defesa Social

spot_img
Compartilhe:

Foi finalizado o projeto de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Direitos Humanos. A nova pasta vai herdar todas ações e iniciativas da Prefeitura de Teresina desenvolvidas pela Guarda Municipal (GCM), Programa Vila Bairro Segurança, Defesa Civil e as ações integradas de prevenção e combate à violência, assim como enfretamento às drogas. A estrutura e organização da nova secretaria foi apresentada pela comissão de estudos na noite desta quarta-feira (11) para o prefeito Firmino Filho, que aprovou o projeto. A expectativa é que o texto seja encaminhado para a Câmara municipal até o início da próxima semana.

De acordo com o prefeito, a criação da secretaria vem para atender a uma demanda da própria população e também devido a expansão da Guarda Municipal que está ampliando seu efetivo, contando com aproximadamente 500 pessoas. “Estamos aumentando os projetos e a quantidade de pessoa na área relacionada à segurança pública. Tivemos o projeto Vila Bairro Segurança, na área do Lagoas do Norte, que já mostra resultados expressivos. Tudo isso já justifica a criação de uma pasta em específico. São poucas as secretarias que tem 500 servidores. Temos muitas lacunas na segurança pública e a Guarda Municipal, criada para a proteção do patrimônio público, acaba gerando também um efeito direto de segurança pública. Por isso, a Prefeitura é sempre chamada pela população para aumentar o efetivo e, diante dos apelos, estamos aumentando a nossa presença”, pontua.

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Direitos Humanos também ficará responsável pela administração do Centro de Comando e Controle (CCO), uma central tecnológica de monitoramento das informações geradas por centenas de câmeras de inteligência a serem instaladas em toda cidade. A inauguração do CCO tem previsão para este mês. O prédio vai integrar todos os serviços de segurança que atuam no município: Superintendência de Transportes (STRANS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos.

“O primeiro passo já foi concluído. Elaboramos a proposta de criação da nova secretaria e o prefeito aprovou o texto. Até sexta-feira o projeto vai chegar a Secretaria de Governo para ser encaminhado para apreciação da Câmara Municipal. A tendência é que, com o deslocamento dos servidores da GCM, Defesa Civil e corpo administrativo, a nova secretaria vai nascer já sendo uma das quatro maiores do município”, disse o secretário Samuel Silveira.

Recentemente, o BNDES aprovou um financiamento de R$ 30 milhões para serem investidos em programas de prevenção a violência em Teresina, que foi o primeiro município do Brasil que obteve uma aprovação de crédito nesta modalidade. A Prefeitura também atua indiretamente na segurança pública, investindo em infraestrutura, como melhorias na iluminação pública, asfaltamento de ruas e avenidas, além da revitalização de praças, medidas que contribuem de forma significativa na redução dos índices de violência. Todas essas ações serão coordenadas pela futura Secretaria.

“Com o trabalho já realizado pela Guarda Municipal, a Prefeitura dará mais um passo importante para aprimorar a estrutura, os meios e os mecanismos para que possa, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, propiciar aos cidadãos e cidadãs teresinenses mais segurança para andar e viver na nossa cidade”, afirmou o tenente Coronel John Feitosa.

As bases legais, além da organização, missão, valores e objetivos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Direitos Humanos foram planejadas por uma comissão de estudos formada pelo secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), pelo coronel John Feitosa, coordenador de assistência militar da Prefeitura; pelo coronel Edvaldo Marques e pelo deputado Luciano Nunes, mas contou com a colaboração de parlamentares que atuam na área de segurança pública.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon promove mutirão para cadastro da Tarifa Especial no CRAS Vila João Reis

Timon, 16 de setembro de 2025 - A Águas de Timon, realiza nesta quarta-feira (17), mais uma edição do mutirão Mais por Timon, iniciativa...

Dia Internacional da Identidade: como a Thales contribui para um futuro digital seguro e inclusivo

*Wellington Rodrigues Fonte: Freepik No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Identidade, uma data que reforça a importância de garantir que todas...

Desperdício zero: veja dicas para aproveitar tudo na sua cozinha

Reportagem/Julina Castelo. Você já se deu conta de quantos alimentos acabam indo parar no lixo todos os dias? Sem dúvidas, ver a comida que não...