spot_img
spot_img

Alunos de Veterinária participam de ação com Zoonoses Itinerante em Timon 

spot_img
Compartilhe:
Alunos de Veterinária orientaram sobre cuidados com os pets

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina participaram, no último sábado (12), do Programa Zoonoses Itinerante, ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Timon-MA, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do bairro Novo Tempo. Ao todo, foram 740 vacinas aplicadas, 250 consultas realizadas e mais de 100 teste rápidos nos animais do bairro. Os atendimentos continuam no próximo sábado (19) com vacinação antirrábica, testes rápidos e outros. 

Moradores do bairro Novo Tempo levaram animais domésticos para vacinação e testagens de leishmaniose

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Gerson Tavares, a experiência de ir à campo com alunos da graduação é essencial para a formação do futuro profissional, pois, desde o início, o aluno tem contato com a rotina da profissão.  “Durante a ação, os discentes puderam acompanhar diversos procedimentos desenvolvidos em cães e gatos. Estar na rua, estar em ação e acompanhar o dia a dia fora da sala de aula faz a diferença para o futuro profissional. Agradecemos e parabenizamos a Prefeitura Municipal de Timon pela excelente iniciativa de promoção de saúde pública”, explicou Tavares. 

Cerca de 40 alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário participaram da ação

O organizador da ação e técnico em Laboratório de Leishmaniose da prefeitura de Timon-MA, Francisco Marques, pontua a importância dos alunos do Centro Universitário em ver, na prática, como ter respeito por todos os animais e como também funciona os serviços. Além disso, Marques também relata a felicidade dos funcionários, pois o local era visto apenas como local de abandono de animais, sejam vivos ou mortos.  “Os serviços prestados pelo pessoal são de grande importância, pois a UVZ era considerada como local de extermínio de cães e gatos. Com o projeto Zoonoses Itinerante, a população tem outra visão dos serviços que lá tem, como atendimento clínico veterinário, testes rápidos pra leishmaniose, vacinação antirrábica canina e felina em todo o município. Muito obrigado pela colaboração”, comentou Francisco. 

A aluna do 3º período, Ana Karine Soares, participou da ação e relata que o momento foi enriquecedor para ela e os amigos de sala, pois observaram na prática o atendimento de animais domésticos. “Foi um evento que agregou de forma muito positiva, somando com os nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula e tendo a oportunidade de acompanhar a atuação de grandes profissionais”, finalizou. 

O Centro Universitário participa novamente da ação neste sábado (19) em dois locais, na Vila Angélica e Vila Osmar, junto com a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Timon-MA. Cerca de 40 alunos dos três primeiros períodos interagiram com os moradores, auxiliando os profissionais do município. Por Ricardo Mousinho, da ASCOM Uninassau.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon promove mutirão para cadastro da Tarifa Especial no CRAS Vila João Reis

Timon, 16 de setembro de 2025 - A Águas de Timon, realiza nesta quarta-feira (17), mais uma edição do mutirão Mais por Timon, iniciativa...

Dia Internacional da Identidade: como a Thales contribui para um futuro digital seguro e inclusivo

*Wellington Rodrigues Fonte: Freepik No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Identidade, uma data que reforça a importância de garantir que todas...

Desperdício zero: veja dicas para aproveitar tudo na sua cozinha

Reportagem/Julina Castelo. Você já se deu conta de quantos alimentos acabam indo parar no lixo todos os dias? Sem dúvidas, ver a comida que não...