spot_img
spot_img

Governo reforça sensibilização das famílias para a doação de órgãos

spot_img
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio Central de Doação de Transplantes do Maranhão, realizou, na última terça-feira (13), Dia Pan-americano da Doação de Córneas, o evento alusivo à Semana de Doação de Córnea no Maranhão. O tema escolhido para a atividade este ano é “Não feche os olhos, abra o coração: converse com sua família, seja doador de córneas”.

O encontro reuniu médicos credenciados para transplantes de córneas, representantes de clínicas e hospitais credenciados, além de transplantados e famílias doadoras. “O Maranhão possui uma fila de mais de 800 pacientes à espera de um transplante de córnea. Eles costumam esperar um tempo muito longo para a realização do transplante. Por isso, queremos mudar essa realidade e chamar atenção das pessoas que tem interesse em serem doadoras, pedir que conversem com suas famílias e manifestem a sua vontade, para que consigamos mudar nosso cenário atual no estado”, destacou a coordenadora do Núcleo de Capacitação da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, Renata Rocha (foto).

A doação de córneas muda a realidade de muitas vidas. Lara Martins (foto), de 11 anos, contraiu uma conjuntivite que resultou em uma úlcera na córnea e precisou de um doador. “Minha filha corria o risco de perder o globo ocular, mas graças a Deus ela conseguiu receber o transplante do órgão em tempo. Hoje ela já voltou para a escola e está retornando a sua vida normal. A doação é muito importante, pois tem muita gente na fila, e essa espera parece que não tem fim. As pessoas que têm a intenção de serem doadoras, que comuniquem as suas famílias, pois esse ato de amor e num momento de dor pode mudar a vida de muita gente”, relembra Sara Martins, mãe de Lara.

A emoção é compartilhada pelo mecânico Tibúrcio Belfort Ribeiro (foto), 57 anos. Ele doou a córnea do seu filho falecido há sete anos. “No momento mais dolorido da minha vida, eu tomei a decisão de doar e ajudar outras pessoas. Doar é um gesto de humanidade, é uma vida que se perde, mas outra que se ganha. A decisão não é fácil, mas com o tempo vemos o quanto pudemos ajudar os outros. Agradeço a Deus por ter tido a coragem de tomar essa atitude”, contou.

De acordo com o coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, Adriano Azevedo (foto), o transplante no estado tem uma configuração bem estabelecida. “São oito serviços credenciados para transplante de córnea no Maranhão, todos eles na capital, e temos várias unidades que fazem parte desse processo com doadores onde ocorrem as captações de córnea, a maioria deles são hospitais da rede pública, tanto estadual quando municipal aqui na ilha, onde ocorrem as notificações de potenciais doadores e a equipe vinculada ao Banco de Olhos vai até essas unidades para realizar essas captações”, explica.

A doação de córnea é feita obrigatoriamente de doador falecido. Para se tornar doador, é preciso que a pessoa expresse em vida aos familiares a vontade de doar, pois a decisão final para a autorização da doação é da família do falecido.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Reconstruir o corpo e a alma: o desafio do câncer de mama no Maranhão

O Maranhão registrou mais de 1.060 novos casos em 2024 Reportagem/Jherry Dell'Marh Quando o médico disse para Maria das Dores que ela precisaria retirar os...

Outubro Rosa: aprenda como fazer o autoexame em três passos

Prática deve ser realizada uma vez ao mês é é fundamental para detectar lesões precoces do câncer de mama Reportagem/Juliana Castelo As campanhas dos meses coloridos,...

Guerra e paz dentro de casa

Aprenda a separar (ou não) as brigas entre irmãos no dia a dia Reportagem/Juliana Castelo Disputas entre irmãos são uma parte comum da vida em família....