spot_img
spot_img

Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado 30/09

spot_img
Compartilhe:
A raiva vem matando crianças e pessoas em todo o Brasil, vamos combater este mal.
Campanha Antirábica 2017 em Timon

A Secretaria de Saúde de Timon (SEMS), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonose (UVZ), realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica no município, com Dia D programado para o próximo sábado (30). A solenidade de abertura do Dia D será na UVZ, a partir das 8h. A meta é alcançar 100% da população de cães e gatos.

De acordo com o Kleiton Mucunam, diretor da UVZ, o trabalho acontece de bairro em bairro e também na própria unidade, e no dia D haverá diversos pontos de vacinação (escolas, postos de saúde, creches, praças, entre outros), distribuídos pela cidade.

“A campanha é extremamente importante, pois não são apenas os seres humanos que precisam de cuidados com a saúde, mas os animais também, uma vez que eles podem ser acometidos de doenças, como a Raiva, que pode ser transmitida ao ser humano”, comentou o secretário de Saúde, Márcio Sá.

No ato da vacinação, não é preciso que o animal tenha algum documento. A orientação da Unidade de Vigilância em Saúde é que os tutores levem os cães com guias e coleiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais. A vacina é indicada para pets a partir dos três meses de vida.

A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

A raiva vem matando crianças e pessoas em todo o Brasil, vamos combater este mal.
Campanha Antirábica 2017 em Timon

 

Edição: Veja Timon

Via: Reprodução / ASCOM

Compartilhe:
spot_img
Veja Timon
Veja Timonhttps://vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

É diabético ou hipertenso? Saiba que essas doenças também podem afetar seus rins

Reportagem/Juliana Castelo Segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% da população mundial apresenta a doença renal crônica. Já no Brasil, o...

Descontos no 13º salário: saiba quais são permitidos

Reportagem/Jherry Dell'Marh O fim do ano chega e, com ele, a expectativa pelo tão aguardado 13º salário. Para muita gente, um alívio no orçamento, uma...

Prefeitura de Timon realiza ação de educação ambiental com estudantes como parte das atividades do Selo UNICEF

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED),...