spot_img
spot_img

Secretária Dávila Claudino presta contas da gestão anterior e responde aos questionamentos durante audiência pública

spot_img
Compartilhe:
Após a audiência esclarecedora, Dávila Claudino concedeu entrevista ao Galo, onde respondeu a todos os questionamentos do radialista.
A secretária de Saúde Timon Dávila Claudino, apresentou na última terça-feira, 01, para a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Timon e para a sociedade, em audiência pública, a prestação de contas referente ao Quadriênio – Setembro/Dezembro das ações da Saúde de Timon, ainda na gestão dos últimos quatro meses da ex-prefeita Dinair Veloso. Tanto a secretária quanto sua equipe técnica, se mostraram seguros diante da audiência.
Logo em seguida, após a audiência, respondendo aos questionamentos dos representantes da sociedade, dos vereadores, Dávila Claudino concedeu entrevista ao polêmico radialista Jorge Simplício, conhecido como “Galo”, e que apresenta programa todos os dias, de segunda a sexta-feira, na radioweb Celestial FM.
Durante a entrevista, muito bem esclarecida nas respostas pela secretária Dávila, mas também bem conduzida com perguntas e questionamentos pertinentes feitas pelo radialista, que atende também aos anseios e esclarecimentos da sociedade e de seu público ouvinte, esse jornalista, que acompanhou toda a entrevista realizada no plenário da Casa Legislativa, contextualiza aqui no vejatimon.com algumas informações que considerou importantes e de muito preparo por parte da gestora.
Para a Secretária, a audiência foi: “Bastante proveitosa, que hoje nós pudemos explanar toda a situação da saúde, como foi a produção, como foi usado o recurso financeiro no ano de 2024 e isso a gente tinha que fazer para fechar um ciclo e iniciar o nosso daqui a mais ou menos no próximo mês. A gente vai ter que fazer a apresentação quadrimestral também, tanto no Conselho de Saúde como na Câmara. Para a gente possa dar continuidade ao nosso trabalho”, ressaltou.

DIFICULDADES

Dávila Claudino afirma que: “a gente assumiu com muitas dificuldades, porém, a saúde sempre é bem difícil de ser conduzida.  Um financiamento um pouco defasado, muitas obrigações por fazer. Estamos ainda fazendo e terminando alguns contratos para dar início e a forma da nossa gestão. Ainda temos muito o que fazer, muitas UBSs para reformar. Mas diante do que a gente pode fazer, a gente fez bastante”, disse.

SOBRE O TRABALHO DOS AGENTES
Alguns locais que estão descobertos, que providências serão tomadas? Respondendo à pergunta do radialista, Dávila disse que: “A a secretaria está fazendo um levantamento das áreas descobertas e de como que pode fazer para solicitar junto ao Ministério de Saúde um novo concurso”, afirmou.
Jorge Simplício: “A senhora colocou também no que se refere os agentes, de que existe algumas irregularidades, vamos dizer, agentes que deveriam estar no campo, vamos dizer, estão cedidos pra órgãos?
Dávila Claudino explicou que, “alguns estão cedidos para fazer um outro trabalho no Centro de Zoonose, que também é competência dos agentes de endemias. Porém, a gente ainda está muito descoberta as áreas e diante a isso, chamamos a categoria, o sindicato. E fomos nos espaços que a gente poderia fazer mutirões nos finais de semana, que é o que a gente está fazendo sábado e domingo, a secretaria está trabalhando nessas áreas descobertas dentro todo o município.
A secretária também foi questionada para falar sobre a gestão anterior, mas ciente do que ainda tem que ser feita, apresentou alguns posicionamentos de sua gestão. Sobre críticas que vem recebendo nas redes sociais, principalmente de página anônimas, sem a identificação de quem está por trás dessas informações mentirosas, dando conta de problemas com a estrutura do Hospital do Parque Alvorada ou que naquela casa de saúde esteja faltando medicamentos, Dávila Claudino fez questão de tranquilizar a população de que essas informações não procedem e que são fake news, e que a Secretaria, seu corpo técnico e o prefeito Rafael têm trabalhado para garantir atendimento médico, realizar exames e prestar toda assistência para que a população tenha acesso aos programas e políticas públicas que o sistema de saúde passa a oferecer para todos os timonenses, a partir de agora, finalizou.

Ouça a entrevista completa acessando ao link acima.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...