spot_img
spot_img

Hapvida recebe selo de reconhecimento público por contribuição à diversidade e à inclusão no Poder Judiciário

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Aline Sousa
Empresa incentiva o equilíbrio do perfil étnico-racial dos magistrados brasileiros, dentre os quais 81% são brancos, 13,5% são pretos e pardos e apenas 0,17% são indígenas
A Hapvida, maior empresa de saúde integrada da América Latina, segue reafirmando o seu compromisso com a consolidação de um Brasil cada vez mais plural. Atenta à conjuntura social predominante em todas as regiões brasileiras, a companhia recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Selo de Reconhecimento Público por Contribuição à Diversidade e Inclusão no Poder Judiciário. A entrega da condecoração aconteceu na terça-feira (23), em Brasília.
O Conselho reconheceu as empresas e entidades responsáveis por financiar bolsas de manutenção para candidatas e candidatos que fazem parte do Programa CNJ de Ação Afirmativa para Ingresso na Magistratura, criado em 2024, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A iniciativa pretende incentivar o equilíbrio do perfil étnico-racial dos magistrados brasileiros, dentre os quais 81% são brancos, 13,5% são pretos e pardos e apenas 0,17% são indígenas.  “Os dados revelam um cenário urgente de transformação. Diante dessa realidade, a promoção da equidade e da inclusão, especialmente de pessoas negras e indígenas, com ou sem deficência, é um passo fundamental para garantir a representatividade no sistema de Justiça, reflexo de uma sociedade plural e democrática”, afirma Gustavo Ribeiro, vice-presidente de Relações Institucionais da Hapvida.
Os valores doados pela iniciativa privada são utilizados para bolsa de manutenção com auxílio financeiro mensal e bolsa de estudos para cursos preparatórios voltados a concursos da magistratura. Até junho de 2025, foram concedidas 538 bolsas a 444 pessoas beneficiárias.
Para o executivo, o reconhecimento público valoriza o engajamento da Hapvida com os valores da diversidade. Na companhia, 43.903 colaboradores, ou 62,59% do total, são pretos e pardos. “Em um país marcado por desigualdades estruturais, atuamos para construir espaços mais representativos, capazes de refletir as reais características da população brasileira”, acrescenta Ribeiro.
O investimento social da Hapvida representa, portanto, uma estratégia alinhada a um modelo de negócios que entende a equidade como um motor de desenvolvimento sustentável e justiça social.
A entrega da condecoração foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que destacou que o envolvimento das 24 entidades agraciadas com o selo foi decisivo para dar este passo que mudará a face do Poder Judiciário. “Para viabilizar esse projeto, fizemos uma chamada pública para a iniciativa privada”, afirmou. Segundo o ministro, isso tornou possível oferecer bolsas sem gasto de dinheiro público. “Vai ajudar a tornar a magistratura brasileira mais parecida com a demografia da sociedade brasileira”, ressaltou Barroso.
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Hapvida mobiliza colaboradores, clientes e parceiros em todo o país e transforma solidariedade em mais de 11 mil sorrisos neste Natal

Campanha nacional arrecada brinquedos, reforça o compromisso social da companhia e leva afeto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade  Repprtagem/Juliana Castelo Cuidar de pessoas vai além...

Síndrome de fim de ano: entenda a “dezembrite” e como lidar com a sobrecarga emocional

Psicóloga  explica por que o final do ano pesa tanto e alerta para sinais de esgotamento da saúde mental Reportagem/Jherry Dell'Marh O fim do ano é...

Festas de fim de ano ainda excluem pessoas com deficiência em espaços públicos  

Especialista alerta para falta de acessibilidade em eventos de Natal e Réveillon nas cidades brasileiras Com a chegada do fim do ano, praças, parques e...