spot_img
spot_img

Ação social atende público com orientações jurídicas e de saúde em São Luís

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
“Vim tentar buscar informações sobre como posso fazer para cobrar a pensão do meu filho e fiquei satisfeita com o acolhimento. Agora já sei melhor como acessar esse direito”, comemora Monica Rocha, 41, que passava pela praça Deodoro nesta quinta-feira, 27, em São Luís. Que tal unir responsabilidade social e praticar os conhecimentos aprendidos nas aulas? Com esse objetivo, alunos e professores do curso de Direito do Centro Universitário Estácio São Luís, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)  e a convite do Ministério Público do Estado do Maranhão, promoveram a ação com orientações gratuitas.
A iniciativa, que inicialmente pretendia alcançar pessoas em situação de rua para levar assistência em assuntos jurídicos, contemplou a todos que se aproximaram com curiosidade, oferecendo soluções para pendências recentes e antigas. Uma oportunidade para que os alunos do curso tenham contato com situações reais além da sala de aula. “Faz parte do nosso estágio prático obrigatório e nossos alunos estão tendo outras vivências. É diferente você ter um atendimento no nosso núcleo e fazer um atendimento na comunidade in loco. Isso desperta neles uma nova perspectiva sobre a importância do Direito”, afirma a coordenadora do curso, Natália Reis.
Quem participa garante que a ação traz muito além da missão de cumprir o estágio. “Gera satisfação estar aqui e ajudar. Poder ter contato com a população em situação vulnerável e dar assistência em assuntos como documentações, já que muitos deles perdem ou são roubados, por exemplo, já dá uma sensação de dever cumprido. Nossos coordenadores e professoras estão nos auxiliando a lidar com o público”, explica Dênis Lima, estudante da Estácio no décimo período de Direito.
E junto com a assistência jurídica, teve quem aproveitou a ação para garantir atendimento médico, realizando aferição de pressão e outros testes de saúde, saindo com mais atenção a uma vida saudável e informados. “Uma ação como essa é uma ótima ideia para quem tem essas pendências e fica sempre deixando para resolver depois, pensando que é algo difícil de solucionar, como era o meu caso. Como recebi explicações mais claras e fui orientada sem precisar gastar por esse serviço, fiquei até mais esperançosa para resolver”, completou Mônica.
O assistente de representação processual do Ministério Público do Estado do Maranhão, Samuel Farias, também esteve presente na ação e fez um balanço da iniciativa, lembrando das demais parcerias. “Em parceria com o CAPS AD, Centro Universitário Estácio São Luís, Projeto Mãos Solidárias (MST), Movimento Nacional da População em Situação de Rua, a ação foi realizada com muito sucesso. Oferecemos atendimento nas áreas jurídica, socioassistencial e de saúde. Consultas com clínico geral, teste de glicemia, aplicação de vacinas, atendimento especializado ao dependente químico, solicitação de 2ª via de certidão de nascimento e demais orientações sobre direitos humanos e cidadania foram nossa prioridade ao público”, finalizou.
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

TEC mantém a força em casa e empata no Campeonato Maranhense Série B

O Timon Esporte Clube (TEC) proporcionou muita emoção nesta terça-feira (17), em jogo válido pelo Campeonato Maranhense Série B. No Estádio Miguel Lima, o...

Crescimento Sustentável: Prefeitura de Timon promove debate sobre planejamento urbano

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), realizou nesta quarta-feira (17) uma reunião de apresentação...

Prefeitura de Timon realiza mutirão de cadastro da Tarifa Especial de Água no CRAS da Vila João Reis

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Timon (Agert) e...