Recomendações visam evitar acidentes e preservar a segurança próximo à rede elétrica durante as festas
Com as celebrações das festas de fim de ano, a tradição de usar fogos de artifício é comum entre muitas famílias. No entanto, o uso inadequado desses artefatos, especialmente próximo à rede elétrica, pode transformar momentos de alegria em cenários de perigo.
Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de adotar medidas preventivas para evitar acidentes, que vão desde interrupções no fornecimento de energia, até tragédias fatais.
Perigos e cuidados essenciais
Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, explica que a proximidade dos fogos com a fiação elétrica é uma das principais causas de acidentes nesse período. “Os fogos podem atingir a rede elétrica, causando curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia, além de riscos sérios para as pessoas próximas. Prevenir é essencial para garantir festas de fim de ano seguras e sem sustos”, destacou o executivo.
Para garantir a segurança da população, a Equatorial Maranhão destaca os principais cuidados que devem ser tomados: Evitar proximidade com a rede elétrica e nunca soltar fogos ou foguetes próximo a postes e fios. Adquira apenas fogos de artifício com certificado de garantia. Armazenar com cuidado e evitar guardar fogos em casa ou no bolso para evitar acidentes. Para um manuseio seguro, a dica é soltar os artefatos ao ar livre, longe de pessoas, e nunca acender bombas na mão ou próximo ao rosto. E mais, evitar o uso após falhas; se o foguete não funcionar, não tentar reacendê-lo. E não menos importante, vale ter moderação no consumo de bebidas alcóolicas; jamais combinar fogos de artifício com álcool.
Vale lembrar ainda que, o uso de fogos de artifício deve ser restrito a adultos responsáveis, que sigam rigorosamente as orientações do fabricante impressas na embalagem. Além disso, é fundamental supervisionar crianças e mantê-las afastadas dos artefatos.
Caso ocorra algum incidente envolvendo a rede elétrica, a população deve isolar imediatamente o local e acionar a Distribuidora por meio da Central 116. Em caso de acidente com vítimas, entrar e contato com o Corpo de Bombeiros (193) e com o Samu (192).