spot_img
spot_img

Evitar conflitos financeiros é a melhor estratégia para manter um relacionamento saudável e com dinheiro

spot_img
Compartilhe:

Por James Pimentel/Cores Comunicação
A vida de casal exige muitos sacrifícios e um deles é chegar no final do mês com as contas pagas e dinheiro guardado para planos futuros. Mas como construir riqueza a dois? Petra Fernanda, economista e professora da Facimp Wyden, revela algumas estratégias para alcançar esse objetivo.
Traçar planos e metas em conjunto é a primeira grande estratégia que um casal pode adotar. “Um casal que não desfruta do mesmo horizonte provavelmente enfrentará divergências financeiras a longo prazo”, alerta Petra. Conhecer os sonhos um do outro, estabelecer prioridades e traçar ações são passos essenciais. Decisões como ter uma conta conjunta, compartilhar cartões de crédito e definir limites de gastos devem ser discutidas desde o início para evitar estresses futuros.
A comunicação e o planejamento financeiro têm um impacto positivo na relação e nas finanças do casal. “O diálogo é a melhor forma de prosperar”, afirma Petra. Conversar sobre perspectivas financeiras a curto e a longo prazo é fundamental. Respeitar os sonhos de ambos e trabalhar juntos para alcançá-los é a chave.
Segundo estudo divulgado pelo Serasa em junho deste ano, 52% dos brasileiros concordam que a vida financeira impacta diretamente a vida amorosa. Os resultados também apontam que a falta de comunicação e o descontrole de gastos são as principais causas de conflito entre os casais.
Dividir as despesas domésticas de maneira justa também é uma estratégia importante. “A forma correta de dividir as despesas em casa é sempre de forma proporcional aos proventos”, recomenda Petra. Listar as despesas fixas e variáveis e dividi-las de forma justa evita sobrecarga em um dos parceiros. Se os parceiros têm salários diferentes, dividir as despesas igualmente pode ser prejudicial para quem recebe menos.
Um erro frequente é a contratação de dívidas sem comunicação e planejamento com o parceiro. “Para evitar conflitos futuros, tudo deve ser comunicado: receitas, despesas e dívidas contraídas”, sugere Petra. Controlar os gastos através de um orçamento familiar é essencial.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon promove ação de cuidado em saúde mental para mães atípicas

Na manhã de ontem, sexta-feira (23), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação voltada ao cuidado com...

Emprego: mercado de trabalho no Maranhão ganha reforço com novas vagas

Expansão da conectividade no interior do MA gera vagas de emprego para as cidades de Bacabal, Porto Franco e Pinheiro Reportagem/Márcia Rocha O avanço da infraestrutura...

Marco Moura reafirma força, autenticidade e lidera o sentimento timonense em defesa dos “pratas da casa”

A autenticidade política de Timon ganhou forma e voz no encontro realizado ontem, 22, no Espaço Vanda Eventos. O vereador Marco Moura, representante da...