spot_img
spot_img

Evitar conflitos financeiros é a melhor estratégia para manter um relacionamento saudável e com dinheiro

spot_img
Compartilhe:

Por James Pimentel/Cores Comunicação
A vida de casal exige muitos sacrifícios e um deles é chegar no final do mês com as contas pagas e dinheiro guardado para planos futuros. Mas como construir riqueza a dois? Petra Fernanda, economista e professora da Facimp Wyden, revela algumas estratégias para alcançar esse objetivo.
Traçar planos e metas em conjunto é a primeira grande estratégia que um casal pode adotar. “Um casal que não desfruta do mesmo horizonte provavelmente enfrentará divergências financeiras a longo prazo”, alerta Petra. Conhecer os sonhos um do outro, estabelecer prioridades e traçar ações são passos essenciais. Decisões como ter uma conta conjunta, compartilhar cartões de crédito e definir limites de gastos devem ser discutidas desde o início para evitar estresses futuros.
A comunicação e o planejamento financeiro têm um impacto positivo na relação e nas finanças do casal. “O diálogo é a melhor forma de prosperar”, afirma Petra. Conversar sobre perspectivas financeiras a curto e a longo prazo é fundamental. Respeitar os sonhos de ambos e trabalhar juntos para alcançá-los é a chave.
Segundo estudo divulgado pelo Serasa em junho deste ano, 52% dos brasileiros concordam que a vida financeira impacta diretamente a vida amorosa. Os resultados também apontam que a falta de comunicação e o descontrole de gastos são as principais causas de conflito entre os casais.
Dividir as despesas domésticas de maneira justa também é uma estratégia importante. “A forma correta de dividir as despesas em casa é sempre de forma proporcional aos proventos”, recomenda Petra. Listar as despesas fixas e variáveis e dividi-las de forma justa evita sobrecarga em um dos parceiros. Se os parceiros têm salários diferentes, dividir as despesas igualmente pode ser prejudicial para quem recebe menos.
Um erro frequente é a contratação de dívidas sem comunicação e planejamento com o parceiro. “Para evitar conflitos futuros, tudo deve ser comunicado: receitas, despesas e dívidas contraídas”, sugere Petra. Controlar os gastos através de um orçamento familiar é essencial.
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Entidades sem fins lucrativos de todo o país podem contratar mais de 21,2 mil novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

Serão viabilizadas 40% das novas habitações em imóveis concedidos pela União, parte do programa Imóvel da Gente Mais de 21,2 mil novas moradias já podem...

Produtos tarifados por Trump serão comprados pelo governo sem licitação e usados na merenda escolar

O Governo Federal vai comprar açaí, uva, água de coco, mel, manga, pescados e castanhas diretamente de produtores afetados pelo aumento das tarifas dos...

Remédios que você joga no lixo podem causar problemas para o solo, a natureza e os seres humanos

Reportagem/Juliana Castelo Seu armário de remédios está cheio de caixinhas vencidas ou que não são mais usadas? Não dá para jogar fora de qualquer jeito!...