spot_img
spot_img

Missão nutritiva: aprenda dicas para que os pequenos explorem os sabores na hora de comer

spot_img
Compartilhe:
Por Juliana Castelo
Às vezes, nutrir os pequenos com uma alimentação saudável pode ser um desafio para os pais. Então, o que fazer quando eles não aceitam algum alimento ou, até mesmo, a hora de comer se torna “infinita” pela falta de interesse nas garfadas? Ferro, zinco, cálcio, vitaminas C, D e A são exemplos de nutrientes que não podem faltar no prato da criançada para garantir um crescimento saudável. Então, é só seguir na leitura para aprender algumas algumas dicas de comol deixar esse momento mais divertido.
A nutricionista do Grupo Mateus, Alana Marinho, explica onde dá para encontrar alguns desses nutrientes. “O ferro está nas carnes, vegetais folhosos verde-escuros (como couve, brócolis, e espinafre) e leguminosas como o feijão. Ajuda a prevenir a anemia e está ligado ao desenvolvimento cognitivo auxiliando na memória e atenção. Já o zinco marca presença nas carnes, leite, cereais e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja). Além disso, contribui para aumentar a imunidade, no desenvolvimento cerebral, auxilia no metabolismo e crescimento”, afirma.
E para que os ossinhos e dentinhos cresçam fortes, não dá para fugir do cálcio. “Pode ser encontrado no leite e derivados, além de vegetais verde-escuros. Também não podemos esquecer de algumas vitaminas. Nas frutas cítricas (laranja, limão, acerola e tangerina; morango; e também em alguns vegetais, como brócolis e couve), por exemplo, está a vitamina C. Ela ajuda na absorção do ferro e fortalecimento do sistema imunológico”, cita Alanna.
Se a sua criança é seletiva na hora de comer, a profissional lista dicas valiosas para vencer a resistência. “Apresente sempre uma variedade de alimentos em cada refeição; faça as preparações em casa e envolva a criança no processo para que ela aprenda e conheça sobre a alimentação e, assim, possa aceitar provar novos alimentos. Seja paciente e persistente, não desistindo de oferecer o alimento rejeitado pela criança. Muitas vezes o alimento deve ser oferecido várias vezes até a criança aceitar”, explica.
Misturar comida e diversão também pode ajudar muito a nutrir os pequenos e dar adeus ao tédio. Por isso, Alana separou mais dicas para facilitar qualquer refeição:
  • Oferecer alimentos variados, com cores e texturas diferentes;
  • Fazer preparações diferentes com o mesmo alimento;
  • O prato pode ser montado com uma apresentação atraente ou decorado, para que a criação se sinta motivada a comer;
  • Fazer o uso de utensílios diferentes, como pratos, talheres, copos, etc;
  • Fazer jogos e desafios com os alimentos, como jogo da memória, de adivinhação;
  • As refeições podem ser oferecidas no mesmo horário que a família, fazendo assim uma interação entre todos, com conversas agradáveis e bons momentos juntos.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon entrega kits de enxoval do Projeto Anjinho de Mãe

A entrega foi para gestantes no CRAS Joaquim Pedreira Na manhã desta sexta-feira (7), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento...

Novembro Azul: especialista destaca avanços que permitem preservar qualidade de vida e atividade sexual após o diagnóstico de câncer de próstata

Estudo aponta redução no risco de morte de 40% nos pacientes com câncer de próstata tratados precocemente Após oito anos de acompanhamento, 78,9% dos pacientes...

Timon viverá o 1º Festival de Verão neste final de semana com apoio do deputado Leandro Bello

Timon se prepara para um fim de semana de muita animação e cultura com a chegada do 1º Festival de Verão do Parque Alvorada,...