spot_img
spot_img

Orgulho da barriga de chopp? Fique atento aos perigos da gordura visceral

spot_img
Compartilhe:

 

Reportagem/Juliana Castelo
Símbolo de descontração e até de celebração, especialmente entre aqueles que apreciam uma boa cerveja com os amigos, a barriga de chopp virou estereótipo do bom vivant, que exibe com orgulho essa característica física, até mesmo como forma de aceitação do corpo e do prazer de curtir a vida. Mas o alerta se esconde onde se pensa que está tudo bem: os perigos da gordura visceral não têm nada de prazeroso e os riscos podem trazer sérias consequências para a sua saúde.
“O problema está associado ao surgimento e ao agravamento de doenças cardiovasculares, ao aumento de glicemia e resistência insulínica, à hipertensão arterial, à apneia do sono, ao surgimento de câncer colorretal e até mesmo de infertilidade. Quando há um aumento da cintura, a circunferência abdominal é o parâmetro que utilizamos para avaliar o risco do acúmulo da gordura visceral. Para mulheres, essa média representa risco quando ultrapassa 88 cm e, para homens, 101 cm”, explica a nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Fernanda Algarves.
Esse acúmulo de gordura pode sobrecarregar alguns órgãos, como o pâncreas, responsável pela produção da insulina, além do fígado, encarregado de eliminar toxinas. Mas o que fazer para dizer adeus à barriguinha de chopp que pode prejudicar a sua saúde?
“Manter uma alimentação saudável rica em legumes, verduras, proteínas e carboidratos de boa qualidade, comer alimentos ricos em fibra, beber bastante água, dormir bem, de 7 a 8 horas por noite, e fazer atividade física regularmente sem dúvidas contribuem para prevenir essa gordura visceral que tanto faz mal à nossa saúde”, finaliza Fernanda.
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Festas de fim de ano: como celebrar com moderação e saúde à mesa

Manter a hidratação e evitar o consumo excessivo de álcool são atitudes importantes durante as festas Com a chegada das festas de fim de ano,...

Panetone: o queridinho que já domina as prateleiras para o final de ano

Reportagem/Juliana Castelo Com o Natal já batendo na porta, as prateleiras transformam um produto muito desejado nessa época na estrela das compras: os panetones! Esses...

Instituto Equatorial está com inscrições abertas para fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil em sete estados brasileiros

Inscrições vão até 20 de dezembro O Instituto Equatorial, em parceria com a plataforma Prosas Tecnologia Social, lançou o edital Jornada Equatorial nos estados de...