No dia de ontem, o UFC, informou que Anderson Silva foi flagrado em exame antidoping pelo uso de Drostanolona e Androstano. Segundo um especialista, as substâncias proporcionam vantagem tanto física quanto psicológica a quem consumi-las. Uma simples procura por sites especializados, encontramos facilmente.
“São agentes anabolizantes, que ajudam no aumento da massa muscular e da resistência. Também produzem aumento da agressividade e diminuição do medo na hora do combate”, explicou o Dr. Rafael Trindade, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e um dos maiores especialistas em doping no Brasil.
Antes mesmo do combate, Anderson Silva havia demostrado receio com a luta, por conta que ter passado ausente do octógono por mais de um ano depois de quebrar a perna em luta contra o americano Chris Weidman.
“Minha grande preocupação é como vai ser voltar. Não estou preocupado com o adversário, mas estou preocupado com a minha volta, quero voltar logo, saber como vai ser minha performance. Não é medo, é dúvida… Depois que tomar o primeiro soco, fica tudo certo”, disse o ex-campeão do Ultimate, antes do combate contra Nick Diaz, vencido por pontos.
O especialista ainda pontua que as substâncias proibidas podem ter sido usadas por “Spider” durante seu período de recuperação, o que lhe traria vantagem na luta, mesmo que já não tivesse mais a Drostanolona e o Androstano no corpo.
“A pessoa que utiliza essas substâncias consegue se recuperar melhor de um treinamento físico intenso, consegue ter desempelho melhor num período fora de competição, com o intuito de chegar em vantagem no dia da luta. Mesmo que a droga não esteja mais presente no dia da luta, ele já obteve os benefícios dela, de modo que vai conseguir fazer uma luta melhor, chegar mais forte, mais resistente e inteiro no combate”, afirmou
A Drostanolona e o Androstano podem ser facilmente encontrados no Brasil. Em sites especializados uma caixa de Masteron, produto que contém Drostanolona em forma injetável, está em promoção: de R$ 45,00 por R$ 25,00 a caixa.
“É usado por bodybuilders como um agente de volume e de corte, bem como um medicametno auxiliar para combater os efeitos colaterais estrogênicos, como retenção de água”, diz a descrição do produto no site.
De acordo com um médico os principais efeitos colaterais do consumo das substâncias encontradas no exame de Anderson Silva são acne e aumento do colesterol.
“Mas são tantos que, se eu fosse falar todos pra você, ia levar o dia inteiro”, brincou.
Edição: Veja Timon
Por: Pedro Santiago
Fonte: ESPN