O estado do Ceará registra 35 casos de sarampo neste ano, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do estado. Há ainda 68 casos sendo investigados em 14 municípios do estado. Ao todo, foram notificados 266 casos, dos quais 163 foram descartados.
O Ceará enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, quando o número de casos pulou de zero para 691 casos. Desde então, 730 casos foram confirmados em 32 municípios. Desse total, 27% ocorreram em crianças com menos de 1 ano. Os municípios que investigam possíveis casos são: Fortaleza (27 casos), Caucaia (20), Itaitinga (6), Pentecoste (3), São Gonçalo do Amarante (2), Eusébio (2), Aquiraz (1), Cascavel (1), Ocara (1), Maranguape (1), Pindoretama (1), Maracanaú (1), Itapajé (1) e Itatira (1).
Veja Também:
-
700 casos de sarampo, Ceará intensifica vacinação
-
Nordeste tem maior índice de homicídios de adolescentes
-
Petrobras desiste de refinaria no Maranhão
A Secretaria da Saúde esclareceu que o surto poderá ser considerado encerrado quando se passarem 90 dias da ocorrência do último caso de sarampo. Atualmente, conforme o boletim epidemiológico, o surto atinge 10 municípios. Outros 22 são considerados livres do surto.
Em janeiro, o estado admitiu que o surto da doença poderia comprometer a conquista do certificado de erradicação do sarampo nas Américas, que estava próximo de ser alcançado. Antes do início desse surto, o Ceará passou 13 anos sem registrar casos da doença.
Para enfrentar o problema, a Secretaria da Saúde promove campanhas de vacinação voltadas para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos nos municípios com casos suspeitos.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e comum na infância. É transmitido de pessoa para pessoa ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são febre, tosse e manchas vermelhas pelo corpo.
Edição: Veja Timon
Via: Agência Brasil