O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte jurídica do país, cassou o benefício do auxílio moradia aos magistrados e a outras carreiras jurídicas, a decisão, embora não seja explícita em sua decisão está vinculado ao fato do presidente Temer ter sancionado o aumento dos magistrados para o teto de 39 mil mensais.
A decisão de revogar sua própria decisão, ou seja, foi o ministro quem concedeu liminares a todos o magistrados para o recebimento do benefício, que à principio deveria atingir somente os juízes que trabalhassem fora do seu domicílio, sem distinção.
Fux tomou a decisão de conceder o auxílio moradia a todos, mas nunca colocou sua decisão para que o plenário tomasse uma posição.
A decisão de cassar esse direito gera uma grande interrogação. Se o ministro cassa o direito como fica a situação da nação, que durante 4 anos vem pagando o benefício aos magistrados? Eles vão devolver ao pais o que era por direito receber ou ainda não se pode definir o que é direito e o que não é neste país?