Por Juliana Castelo
Entre uma apresentação e outra nos arraiais, quando aquela fome bate e existem diversas comidas típicas deliciosas do São João para aproveitar, vem a dúvida: que opções são saudáveis entre tantos pratos? Gorduras, muito sal e condimentos industrializados estão presentes em diversos pratos das mesas juninas, mas o cardápio pode sim ser adequado sem que o sabor fique de lado.
Alguns alimentos que sempre têm lugar garantido na festa possuem nutrientes que ajudam o corpo a se manter saudável nesse período e o segredo pode estar na preparação, como exemplifica a nutricionista do Grupo Mateus, Luciana Pereira. “A pipoca é ótima fonte de fibras e contribui para a saúde intestinal, porém deve ser preparada com pouca gordura e pouco sal. Outra opção saudável é o milho verde, fonte de carboidrato e riquíssimo em fibras, vitaminas e minerais”, afirma.
Os caldos também fazem sucesso quando se fala em escolha saudável, como os de feijão e o verde, que são ótimas opções quando se inclui nas preparações os legumes e verduras, aumentando o seu valor nutritivo. E, se você quer manter esse equilíbrio nos pratos durante o São João, também aposte nos alimentos naturais. “Frutas e vegetais são alimentos ricos em vitaminas e minerais e o seu consumo ajuda a prevenir doenças como obesidade e diabetes, além de possuírem baixo teor calórico”, destaca Luciana.
A nutricionista também dá outras dicas valiosas que vão ajudar na hora de comer durante as festas. “Escolha entre as opções de comidas tradicionais as que possuem baixo teor em gordura, açúcar e sal e dê preferência àquelas que são fontes de nutrientes benéficos. Evite também ir para as festas com fome para não exagerar e dar preferência a esses alimentos com baixo teor calórico”, finaliza.