spot_img
spot_img

Tempo de abacaxi! Veja dicas para escolher e conservar a fruta 

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
Casca espinhosa e polpa suculenta: o abacaxi é uma das frutas mais queridas e versáteis do mundo tropical. Além de ser um verdadeiro ícone em festas e piqueniques, é repleto de sabor e benefícios para a saúde. Mas, antes de se jogar na deliciosa aventura de saborear um abacaxi, você sabe como escolher a melhor fruta no mercado?
Ficar de olho nas escamas e até fazer testes com a coroa do abacaxi são dicas que a nutricionista do Grupo Mateus, Luciana Sousa, faz questão de destacar para não errar na hora de levar o melhor para casa. “Há algumas formas de saber se o abacaxi está maduro na hora de escolhermos essa fruta no supermercado, uma delas é arrancar uma folha da coroa da fruta, se sair com facilidade está pronto para ser usado, outra característica é observar as escamas, se estiverem mais lisas e com o tom amarelado é provável que a fruta esteja madura e doce”, afirma.
Sentir o cheiro da fruta também é uma opção para escolher bem. Isso porque o aroma adocicado na base inferior do abacaxi é sinal de que ele está maduro. E se você gosta de consumir no dia a dia, a especialista ressalta que os benefícios que acompanham o alimento são variados na sua rotina. “É rico em antioxidantes, como a vitamina C, é diurético, o que auxilia na hidratação e retenção de líquidos e um grande aliado na dieta para perda de peso, justamente por ser uma fruta rica em água e fibras, promovendo a saciedade, além de melhorar a digestão”, explica Luciana.
Chás, sucos e até compotas são boas opções para aproveitar tudo o que o abacaxi pode oferecer, inclusive o que normalmente não é consumido: a casca! “A casca do abacaxi contém bromelina, que é um extracto de enzimas proteolíticas que possui propriedades anti-inflamatórias e digestivas, o que contribui de forma positiva para a nossa saúde”, destaca a nutricionista.
E a dica final é para quem gosta de manter o abacaxi fresco pelo máximo de tempo possível longe dos riscos de estragar. “Para armazenar da melhor forma, deve-se guardá-lo inteiro com casca na geladeira, se for consumido no dia pode ser armazenado na fruteira. Uma outra alternativa é descascá-lo, cortar em pedaços e congelá-lo em potes herméticos, essa prática além de aumentar a durabilidade, preserva todos os nutrientes da fruta”, finaliza Luciana.
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Março Azul Marinho: O que a sua alimentação tem a ver com o risco de câncer colorretal?

Salvador registrou diminuição de 32% nos casos da neoplasia entre os triênios 2020-2022 e 2023-2023; no entanto, na Bahia, como um todo, o aumento...

Sessão plenária de hoje na Câmara de Timon com aprovação de importantes matérias

Na sessão desta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Timon aprovou diversas matérias de interesse da população. Em segunda votação, foi aprovado o Projeto...

FMS e SEMEC realizarão solenidade de abertura do Programa Saúde na Escola na próxima quarta (19)

Na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h30, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal...