spot_img
spot_img

Muita calma nessa hora

spot_img
Compartilhe:
Controle emocional pode ser decisivo durante a prova do Enem
Reportagem/Jherry Dell’Marh
Com 211.383 inscrições confirmadas, o Maranhão está entre os dez estados com maior participação no Enem 2025, segundo o Inep. Só da rede pública estadual são 59.926 estudantes concluintes, o que representa 75,55% de adesão. Em todo o Brasil, o número de inscritos passou dos 4,8 milhões, um aumento de 38% em relação a 2022. Ou seja: vai ter muita gente precisando manter a calma e respirar fundo nos dias 9 e 16 de novembro.
O estudante Davi Carmo, de 18 anos, é um dos que tenta se manter de pé no olho desse furacão chamado Enem. Aluno do Colégio e Pré-Vestibular Audaz, ele vive aquela reta final que parece não ter fim: simulados, revisões, café, ansiedade, e claro, a clássica dúvida: “E se eu não passar?”
Mas Davi tem um plano. “Saber trabalhar a ansiedade é fundamental. Tenho focado em técnicas como boa respiração, começar pelas questões mais fáceis e confiar no que estudei durante o ano”, conta o estudante, que faz o Enem desde o 9º ano como treineiro e agora quer garantir sua vaga em Direito.
A receita dele vai além dos livros: praia, cinema, sono em dia e comida leve. “Ir à praia ou ao cinema com amigos e família pode ser mais benéfico do que estudar de forma intensa. O preparo mental e físico pode fazer a diferença na aprovação”, diz ele, com convicção de quem aprendeu que saúde emocional também vale ponto.
Cuidar da mente faz parte do preparo
E não é papo de autoajuda. Segundo a coach de estudos Carol Germano, também do Audaz, o que mais provoca ansiedade nos alunos é o medo do futuro e da própria prova, que acontece só uma vez por ano e carrega o peso de “decidir o destino”.
“O aluno tem uma preparação muito maçante e acaba ficando com medo de não passar, medo de ter que esperar mais um ano. Então, o que mais causa ansiedade é o medo do futuro e da prova”, explica Carol.
Ela garante que atividades leves — tipo caminhada, cinema, praia, igreja ou até pintura e canto — são remédios  contra o estresse. “Essas atividades ajudam a liberar endorfina, serotonina e dopamina, os hormônios do bem-estar”, destaca.
Ainda segundo Carol, a alimentação equilibrada e o descanso adequado são fatores determinantes para o bom desempenho. Alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples devem ser evitados, pois causam sonolência e queda de energia.
“O ideal é optar por lanches ricos em proteínas e fibras, como sanduíches naturais com frango, frutas como laranja, morango, uva e kiwi, e bebidas proteicas. Esses alimentos ajudam a manter a glicemia estável e fornecem nutrientes antioxidantes, que limpam o cérebro dos radicais livres liberados pelo estresse”, ressalta.
Dormir bem na véspera da prova, manter uma rotina leve e confiar no preparo são atitudes que, segundo a coach, fazem toda a diferença. “O segredo é chegar tranquilo, acreditar em si mesmo e entender que o Enem é uma etapa importante, mas não define todo o futuro do aluno”, conclui Carol Germano.
Na hora da prova
Durante a prova, Carol recomenda técnicas simples:
  • Respire fundo e solte o ar devagar.
  • Use o lápis para acompanhar a leitura e evitar distrações.
  • Se o barulho incomodar, toque objetos de diferentes texturas — a caneta, a roupa, a cadeira. Isso ajuda a manter o foco.
  • E se bater o pânico, escolha um ponto fixo, tipo a porta ou a parede, e descreva mentalmente o que está vendo. Parece bobo, mas funciona!
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon reforça compromisso com a infância e adolescência no I Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Prefeitura de Timon realizou, nesta sexta-feira (12), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, reunindo gestores municipais, conselhos, profissionais das áreas de saúde,...

PROERD forma aproximadamente mil crianças em solenidade realizada em Timon

A Prefeitura de Timon, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, realizou na manhã desta sexta-feira (12) a formatura de aproximadamente mil alunos...

Prefeitura de Timon entrega reforma da UBS do São Benedito e amplia investimentos na saúde básica

A Prefeitura de Timon realizou, nesta quinta-feira (11), a solenidade de entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Benedito. A obra...