spot_img
spot_img

Projeto sobre Educação Digital para pessoas idosas promove inclusão por meio da tecnologia

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
O Projeto “Reaprendendo o Mundo: Educação Digital para Pessoas Idosas” promove letramento digital e autonomia tecnológica e visa combater o analfabetismo digital entre pessoas idosas, promovendo inclusão social e cidadania por meio da educação.
A inclusão digital é um desafio para muitas pessoas idosas que, diante da crescente digitalização dos serviços e da comunicação, encontram dificuldades para acessar e utilizar a tecnologia. Com o objetivo de mudar essa realidade, o Instituto IADVH criou o projeto “Reaprendendo o Mundo”, que promove oficinas práticas e interativas, adaptadas à realidade e ao ritmo de aprendizado do público-alvo, abordando temas como comunicação via redes sociais, acesso à serviços públicos digitais e prevenção de fraudes online. Além disso, o projeto integra estratégias pedagógicas para promover o letramento digital, oferecendo suporte para que os participantes desenvolvam autonomia tecnológica para isso.
A iniciativa busca capacitar pessoas idosas para que possam utilizar a tecnologia de forma independente, facilitando o acesso a serviços públicos digitais, redes sociais e prevenindo golpes e fraudes online. Durante as oficinas, os participantes aprendem desde habilidades básicas, como realizar chamadas e enviar mensagens, até o uso mais avançado de aplicativos e recursos de acessibilidade.
Para tornar o aprendizado ainda mais efetivo, o projeto conta com monitores capacitados que acompanham cada participante de perto, garantindo um ensino personalizado e respeitando o ritmo de cada um, além de módulos específicos de Acompanhamento Personalizado e um momento de parada e acompanhamento psicológico, como o Café Digital.
As oficinas são realizadas na Associação de Moradores da Vila 7 de Setembro, sempre de forma gratuita e com materiais exclusivos. A iniciativa reforça a importância da inclusão digital como ferramenta de cidadania e qualidade de vida para pessoas idosas, reduzindo a exclusão social e promovendo mais autonomia no mundo digital.
O projeto “Reaprendendo o Mundo” está aberto para novas parcerias e voluntários que desejam contribuir para essa transformação digital. Para mais informações ou para apoiar a iniciativa, entre em contato pelo telefone 98-982370012 e fale com a Executiva de Responsabilidade Social do IADVH Katy Anne Silva.
Sobre o IADVH
O Instituto atua com projetos sociais voltados para a educação, inclusão e desenvolvimento humano, promovendo iniciativas que impactam positivamente a comunidade e reduzem desigualdades e tornou-se parceiro executor das ações voltadas ao público 60+, através do Movimento Amigos da Pessoa Idosa, levando diversas atividades multidisciplinares, através do Programa Amor em Ação).
Para mais informações, entre em contato:
Assessoria de Comunicação
IADVH – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 3304-6504
[email protected]
Relacionamento com a Imprensa
Juliana Lima
(98) 98238-4901
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Timon realiza 5ª Conferência Municipal da Cidade com foco em desenvolvimento urbano e participação popular

Nesta quinta-feira (24), teve início a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Timon, um espaço democrático de debate e participação popular, onde a sociedade...

Copa Colegial de Empreendedorismo® chega ao Nordeste para incentivar jovens a empreenderem

Iniciativa nacional ensina empreendedorismo, inteligência artificial e audiovisual a estudantes do ensino médio e está com inscrições abertas até 30 de abril Com inscrições abertas...

Estudantes maranhenses representarão o Brasil em competição internacional de robótica nos Estados Unidos

Reportagem/Jherry Dell'Marh Três estudantes maranhenses estão prestes a viver uma experiência única: representar o Brasil na Inaugural RoboCupJunior Americas SuperRegional April 2025, uma das mais...