spot_img
spot_img

Projeto sobre Educação Digital para pessoas idosas promove inclusão por meio da tecnologia

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
O Projeto “Reaprendendo o Mundo: Educação Digital para Pessoas Idosas” promove letramento digital e autonomia tecnológica e visa combater o analfabetismo digital entre pessoas idosas, promovendo inclusão social e cidadania por meio da educação.
A inclusão digital é um desafio para muitas pessoas idosas que, diante da crescente digitalização dos serviços e da comunicação, encontram dificuldades para acessar e utilizar a tecnologia. Com o objetivo de mudar essa realidade, o Instituto IADVH criou o projeto “Reaprendendo o Mundo”, que promove oficinas práticas e interativas, adaptadas à realidade e ao ritmo de aprendizado do público-alvo, abordando temas como comunicação via redes sociais, acesso à serviços públicos digitais e prevenção de fraudes online. Além disso, o projeto integra estratégias pedagógicas para promover o letramento digital, oferecendo suporte para que os participantes desenvolvam autonomia tecnológica para isso.
A iniciativa busca capacitar pessoas idosas para que possam utilizar a tecnologia de forma independente, facilitando o acesso a serviços públicos digitais, redes sociais e prevenindo golpes e fraudes online. Durante as oficinas, os participantes aprendem desde habilidades básicas, como realizar chamadas e enviar mensagens, até o uso mais avançado de aplicativos e recursos de acessibilidade.
Para tornar o aprendizado ainda mais efetivo, o projeto conta com monitores capacitados que acompanham cada participante de perto, garantindo um ensino personalizado e respeitando o ritmo de cada um, além de módulos específicos de Acompanhamento Personalizado e um momento de parada e acompanhamento psicológico, como o Café Digital.
As oficinas são realizadas na Associação de Moradores da Vila 7 de Setembro, sempre de forma gratuita e com materiais exclusivos. A iniciativa reforça a importância da inclusão digital como ferramenta de cidadania e qualidade de vida para pessoas idosas, reduzindo a exclusão social e promovendo mais autonomia no mundo digital.
O projeto “Reaprendendo o Mundo” está aberto para novas parcerias e voluntários que desejam contribuir para essa transformação digital. Para mais informações ou para apoiar a iniciativa, entre em contato pelo telefone 98-982370012 e fale com a Executiva de Responsabilidade Social do IADVH Katy Anne Silva.
Sobre o IADVH
O Instituto atua com projetos sociais voltados para a educação, inclusão e desenvolvimento humano, promovendo iniciativas que impactam positivamente a comunidade e reduzem desigualdades e tornou-se parceiro executor das ações voltadas ao público 60+, através do Movimento Amigos da Pessoa Idosa, levando diversas atividades multidisciplinares, através do Programa Amor em Ação).
Para mais informações, entre em contato:
Assessoria de Comunicação
IADVH – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 3304-6504
[email protected]
Relacionamento com a Imprensa
Juliana Lima
(98) 98238-4901
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon entrega reforma da UBS do São Benedito e amplia investimentos na saúde básica

A Prefeitura de Timon realizou, nesta quinta-feira (11), a solenidade de entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Benedito. A obra...

Lançamento do aplicativo Conecta Timon marca um grande salto na cidadania digital do município

A Prefeitura de Timon lançou, nesta quinta-feira (11), a maior plataforma de cidadania digital já implementada no município. O novo aplicativo Conecta Timon representa...

Você leu, mas entendeu?

Especialista dá dicas para tornar as crianças boas leitoras desde cedo Reportagem/Juliana Castelo Quando se fala em educação, é comum ouvir os termos "alfabetização" e "letramento"...