spot_img
spot_img

Saiu a nota do Enem, e agora? Veja próximos passos para chegar à faculdade

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
A tão esperada divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio chegou, e com ela, uma explosão de emoções toma conta dos candidatos. Após meses de preparação intensa, ansiedade e expectativa, os estudantes agora têm em mãos a chave para o futuro: suas notas, que foram publicadas na última segunda-feira (13). Com as pontuações em mãos, é hora de traçar novos caminhos. Mas quais são os próximos passos?
É o momento de apostar no curso dos sonhos e, para não errar, identificar suas áreas de interesse e quais são as habilidades naturais que você tem são dicas valiosas. “Escolher uma área de formação de que você realmente goste e com a qual tenha afinidade é primordial. Assim, certamente a motivação para os estudos irá continuar durante a faculdade. Além disso, compare as notas de corte dos cursos dentro do SISU, Prouni ou FIES. Isso ajuda a verificar a chance de ser aprovado. Pesquise sobre o mercado de trabalho do curso escolhido, média salarial, estabilidade da profissão e possibilidades de crescimento também”, orienta o reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Luís Ribeiro.
As notas de avaliação dos cursos de cada instituição ficam disponíveis no portal e-Mec e esse é o primeiro crivo para entender qual foi o seu desempenho nas provas e se é o suficiente para alcançar a vaga no curso escolhido e na própria instituição em que vai estudar pelos próximos 4 ou 5 anos.
E na hora de selecionar a faculdade, a dica é verificar o que a instituição pode te oferecer além da sala de aula e também a estrutura deste local. “Verifique uma instituição que possua práticas educacionais que vão além das aulas tradicionais, instituições capazes de gerar extensão universitária, pesquisa e internacionalização. E, certamente, repare se o lugar oferece uma boa infraestrutura das instalações que podem ajudar na escolha, como os laboratórios, áreas de vivência e localização, fatores de auxílio na decisão”, complementa Luís.
De olho na sua nota e em quais são os seus objetivos acadêmicos daqui para frente, veja o caminho e as opções que você pode seguir:
Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
•Para universidades públicas;
•As inscrições são gratuitas e feitas online;
•Verifique as notas de corte parciais durante o período de inscrição.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
•Oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas;
•Necessário atender aos critérios socioeconômicos e ter feito o ENEM sem zerar a redação.
FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)
•Para financiamento de cursos em instituições privadas;
•Avalie as condições de pagamento e juros.
Processos seletivos próprios:
• Algumas universidades privadas aceitam a nota do Enem diretamente como parte de seus processos seletivos.
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Transtorno Bipolar: psicóloga destaca sintomas, diagnóstico e impactos na vida

ReportagemJuliana Castelo O transtorno bipolar é uma condição mental grave que se manifesta em pacientes através de uma série de sintomas desafiadores. Entre as principais...

Rio Anil Shopping realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hemomar

Reportagem/Juliana Castelo Dando continuidade às ações de responsabilidade social desenvolvidas ao longo do ano, o Rio Anil Shopping promove, no dia 15 de julho, mais...

Maranhão tem 85 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil

Estado é o terceiro do Nordeste em número de crianças nessa condição Reportagem/Jherry Dell'Marh Justina Maria da Conceição, 37 anos, sabe bem o que é lutar...