spot_img
spot_img

Medicina é a carreira com maior empregabilidade no Brasil, afirma estudo

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/James Pimentel
Mais de 90% dos profissionais dessa área conseguem emprego após a formatura
No dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico e, para quem sonha em ter essa profissão, o cenário é de tranquilidade quanto ao futuro profissional. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Semesp e publicado pelo Guia do Estudante, a medicina é uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no país. De acordo com o estudo, 92% das pessoas com diploma nessa área está empregada e trabalhando na sua área de formação.
Em segundo lugar, aparece o curso de Farmácia, com taxa de empregabilidade de 80,4% e, em terceiro, Odontologia (78,8%). Na prática, para quem sonha com a faculdade de medicina, esses dados significam a perspectiva de sair da faculdade praticamente com emprego garantido.
“A alta demanda por profissionais de saúde e a amplitude do mercado de trabalho, que abrange tanto o setor público quanto o setor privado, contribuem para essa alta empregabilidade. Além disso, o avanço das tecnologias na área da saúde e a constante inovação no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, além do envelhecimento da população, contribuem para que os profissionais de medicina estejam entre os mais requisitados pelo mercado”, avalia o diretor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Marcos Diego Pereira.
Outro ponto destacado pelo gestor é o rigor da formação acadêmica, que possibilita que os profissionais de medicina estejam entre os mais qualificados. “Nós temos um modelo pedagógico inovador e focado na prática. A instituição forma profissionais capazes de transformar a realidade da saúde no Brasil”, diz ele.
IMERSÃO
Para qualificar os profissionais e torná-los aptos a lidar com a realidade do mercado de saúde, a imersão acontece desde o início do curso, por meio do Programa Mais Médicos, o que, segundo Marcos Diego, também contribui para a alta empregabilidade após a formatura.
“Neste caso, nossos alunos são inseridos na rede de assistência do SUS desde o primeiro período, estudando e aprendendo dentro da realidade de saúde da região de Açailândia. Essa prática permite a formação de médicos que, de fato, conhecem os problemas da população mais carente e que desenvolveram na sua graduação as habilidades necessárias para o atendimento dentro desse contexto, o que os torna altamente atrativos para atenderem a demanda mais reprimida de assistência à saúde do País”, explica Marcos Diego.
CARREIRAS
Além da formação prática, a Fameac investe em outras iniciativas que visam preparar seus egressos para o mercado de trabalho. O programa IDOMED Carreiras, por exemplo, oferece aos estudantes ferramentas para desenvolver habilidades empreendedoras e de gestão de carreira.
Como parte dessa iniciativa, a instituição desenvolve ainda o Programa Embaixadores, que amplia o engajamento nas ações institucionais e proporciona, ao aluno, a possibilidade de participar ativamente na construção das atividades de seu interesse. A IDOMED Fameac também disponibiliza ao estudante o Portal Carreiras, em que, por meio de um sistema informatizado, mantém uma parceria com empresas para a oferta e divulgação de vagas, encaminha candidatos, legaliza e acompanha o desenvolvimento dos estágios. O portal conta com oportunidades de vivência prática na medicina como editais de iniciação científica, monitorias, bolsas de mestrado/doutorado, residências e processos seletivos, entre outras oportunidades de colocação profissional.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Rafael Milhomem é reconduzido à presidência da OAB Timon

Reportagem/Gabriel Sampaio A advocacia timonense, matoense e parnaramense reafirmou sua confiança no trabalho do advogado Rafael Milhomem, reconduzindo-o ao cargo de presidente da OAB Subseção...

Check up masculino: três exames que todo homem deve fazer 

Reportagem/Juliana Castelo Você sabia que a vida de alguém pode ser transformada com um simples check-up? Muitas vezes deixados de lado, esses exames são a...

Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de ligações clandestinas na rede elétrica

Somente este ano, mais de 12 mil ligações clandestinas foram regularizadas no estado Conhecidas popularmente como “gatos”, as ligações clandestinas são práticas ilegais de furto...