Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina participaram, no último sábado (12), do Programa Zoonoses Itinerante, ação realizada
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Gerson Tavares, a experiência de ir à campo com alunos da graduação é essencial para a formação do futuro profissional, pois, desde o início, o aluno tem contato com a rotina da profissão. “Durante a ação, os discentes puderam acompanhar diversos procedimentos desenvolvidos em cães e gatos. Estar na rua, estar em ação e acompanhar o dia a dia fora da sala de aula faz a diferença para o futuro profissional. Agradecemos e parabenizamos a Prefeitura Municipal de Timon pela excelente iniciativa de promoção de saúde pública”, explicou Tavares.
O organizador da ação e técnico em Laboratório de Leishmaniose da prefeitura de Timon-MA, Francisco Marques, pontua a importância dos alunos do Centro Universitário em ver, na prática, como ter respeito por todos os animais e como também funciona os serviços. Além disso, Marques também relata a felicidade dos funcionários, pois o local era visto apenas como local de abandono de animais, sejam vivos ou mortos. “Os serviços prestados pelo pessoal são de grande importância, pois a UVZ era considerada como local de extermínio de cães e gatos. Com o projeto Zoonoses Itinerante, a população tem outra visão dos serviços que lá tem, como atendimento clínico veterinário, testes rápidos pra leishmaniose, vacinação antirrábica canina e felina em todo o município. Muito obrigado pela colaboração”, comentou Francisco.
A aluna do 3º período, Ana Karine Soares, participou da ação e relata que o momento foi enriquecedor para ela e os amigos de sala, pois observaram na prática o atendimento de animais domésticos. “Foi um evento que agregou de forma muito positiva, somando com os nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula e tendo a oportunidade de acompanhar a atuação de grandes profissionais”, finalizou.
O Centro Universitário participa novamente da ação neste sábado (19) em dois locais, na Vila Angélica e Vila Osmar, junto com a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Timo