spot_img
spot_img

Arcebispo de Teresina suspende procissões e vias sacras por 30 dias

spot_img
Compartilhe:

O arcebispo de Teresina Dom Jacinto Furtado, através de Carta Circular, baixou hoje, 17, e com base nas advertências das Autoridades de Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, as Orientações diante da pandemia do corona vírus aos irmãos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as) e Leigos(as) da Arquidiocese de Teresina.

De acordo com o documento: “Neste período Quaresmal, vivenciamos os nossos propósitos de conversão a caminho da Páscoa. É também o momento forte da Campanha da Fraternidade que este ano nos inspira com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). É uma proposta que aponta para o verdadeiro sentido da vida cristã.
Diante da situação de pandemia que ameaça a saúde de todos e seguindo as orientações e advertências das Autoridades de Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nós nos sentimos solidários com todas as pessoas que estão lutando em favor da
vida. Encorajamos a quantos se dedicam a cuidar da vida ameaçada pelo coronavirus, firmes na Palavra de Deus: “Sei em quem pus a minha confiança” (2Tim.2,12), comunicamos e determinamos as seguintes orientações para a Arquidiocese de Teresina, como medidas preventivas no momento:

.As missas permanecem nos mesmos horários, mas recomendamos que os fiéis assistam em casa, pela TV ou internet, sem ônus de consciência.

.Ficam suspensos pelo período de 30 dias, a partir de hoje, todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares.
. Fica suspensa durante esse período, a comunhão sob as duas espécies, comungando apenas o Pão Consagrado.

.A Sagrada Eucaristia deve ser recebida na mão.

.Evitar qualquer contato das mãos em cumprimentos como o abraço da paz, o Pai Nosso, etc.

.As Igrejas devem colocar álcool em gel à disposição dos fiéis na entrada.

Acompanhando atentos o desenvolvimento desta situação de pandemia, estas orientações poderão sofrer alterações, sempre visando o bem-estar do nosso povo.

“Colocando-nos em atitude de oração e penitência, atestamos, mais uma vez, por este fato, a fragilidade humana e confirmamos a nossa firme esperança no Senhor, cujo amor não decepciona, jamais! Confiamos à materna intercessão de Maria, saúde dos enfermos, a nossa Arquidiocese e toda a humanidade, certos de que ao batermos o coração de Deus não seremos decepcionados.
Em união com todo o clero, lhes repito, irmãos e irmãs: “Sê forte e espera no Senhor” (Sl.27/26)”, Diz Dom Jacinto.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...