A reabertura das atividades econômicas no município é uma das pautas em análise pela Prefeitura de Timon . O prefeito Luciano Leitoa criou, através do Decreto n° 0119/2020, um Comitê Gestor para medidas de enfrentamento à Pandemia do Coronavírus e o assunto é um dos principais analisados pelos membros nesse período de crise econômica em virtude da doença. As determinações da gestão municipal seguem as medidas adotadas pela OMS(Organização Mundial de Saúde).
O comitê é composto por seis membros da gestão municipal que trabalharão junto ao prefeito na tomada de decisões. Segundo as normas emergenciais, apenas atividades econômicas essenciais estão funcionando atualmente e a equipe trabalha para a retomada gradual de todas as atividades.
De acordo com o secretário da casa civil, João Batista Pontes, integrante do comitê, a partir do dia 10 de maio, a Prefeitura deve apresentar o plano de reabertura, porém tudo depende do cumprimento do isolamento social por parte da população. “Nesse momento, o mais importante é a colaboração das pessoas. Explicando de forma bem clara: quando a população cumpre as medidas para ficar em casa, temos uma diminuição da curva da doença, dessa forma teremos a possibilidade de reabrir o comércio”, afirma o secretário.
João Batista enfatiza ainda: “Fortalecendo a política de isolamento e não havendo nenhum agravamento da situação e, se as autoridades de saúde nos permitirem, será possível, de forma gradativa, ir restabelecendo as atividades econômicas do município. Estamos analisando tudo e pedindo essa colaboração, que é imprescindível para a saúde de todos e para a economia”, explica.