spot_img
spot_img

Atrizes comentam relevância de personagens femininos na trajetória de Jesus ao retratarem Paixão de Cristo

spot_img
Compartilhe:

Fotos: Atriz Beatriz Martins da Rocha/Atriz Iraci Costa

Na semana do Dia Internacional da Mulher, atrizes que darão vida a personagens emblemáticas na encenação da Paixão de Cristo de Floriano 2024 destacam o quanto é desafiador rememorar a trajetória dessas mulheres em uma época bastante conservadora.

A atriz Iraci Costa, por exemplo, dará vida à Verônica, uma mulher piedosa de Jerusalém que, comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz até o Gólgota, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto. “É muito complexo interpretar esse personagem, pois era uma época em que a mulher não podia ter muitas ações. Era preciso ter muita coragem, muita fé e confiança para enfrentar toda uma multidão para chegar até Jesus e ele, por sua vez, era, e ainda é, muito justo, piedoso e bondoso. Então, Verônica teve a permissão de chegar até ele e pode ajudar dando um pouco de consolação”, descreve.

Já Beatriz Martins da Rocha viverá a mulher hemorrágica, que foi curada após tocar o manto de Jesus. Ela lembra que, segundo a Bíblia, essa mulher sofreu por 12 anos com um sangramento e teve que viver assustada por causa dos costumes da época, já que, a mulher quando sangrava não podia tocar em homem algum e se isso acontecesse ela seria apedrejada. “Ela passou por muito sofrimento, preconceito. Mas Jesus era amor, paciência e compreensão. Ele não julgava as mulheres, a exemplo de Madalena, que vivia uma vida tida como fora da lei, com riquezas, mas, mesmo assim, Jesus lhe diz que ela não era pecadora, que lhe faltava só o amor verdadeiro”, detalha.
Por sua vez, o diretor do espetáculo, Cesar Crispim, destaca que a Paixão de Cristo de Floriano tem um imenso respeito pelas personagens femininas que encontramos no Evangelho de Jesus e pela importância que elas tiveram na construção do Cristianismo para a humanidade. “Nós encontramos Maria, a mãe de Jesus, que vem com a sua candura, pureza, falando da importância da família, da importância de vivermos essa união fraterna entre todos. Encontramos Maria Madalena, um personagem magnífico, modelo de transformação, porque ela passa verdadeiramente a ser uma discípula de Cristo, seguindo ele em todos os seus passos. Então, nós fazemos a Paixão de Cristo de modo a valorizar a mulher, os personagens femininos, de modo que a humanidade veja que o Cristo encarnado na Terra esteve ao lado de grandes mulheres e estas mulheres fizeram dele um grande profeta”, finaliza.

Sobre o espetáculo

A Paixão de Cristo de Floriano 2024 acontecerá nos dias 29 e 30 de março, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. Para a encenação deste ano, também estão escalados os atores convidados Ana Lúcia Torre (Maria), Thiago Rodrigues (Jesus), Sergio Marone (Pilatos), Totia Meireles (Herodias), Zezeh Barbosa (Madalena) e Jefferson Mendes (Herodes).
O evento é realizado pelo Grupo Escalet, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Ferro Leste, Eldorado Bebidas, Via Bebidas, Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo e Governo Federal.

*Mais informações:*
Telefone/WhatsApp: (89) 99978-6996
Site: http://www.paixaodecristopi.com.br
Instagram: @paixaodecristopiaui
Facebook: Paixão de Cristo de Floriano PI
Twitter: @paixaopiaui
TikTok: @paixãodecristopiaui

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Barras de proteína: quando posso comer e para que servem?

Por Juliana Castelo Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes...

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação...

Uilma Resende sai em defesa dos farmacistas de Timon contra multas absurdas do Conselho

https://youtu.be/iFpOEXb2kds O vereador Uilma Resende denunciou ontem, 10, da tribuna da Câmara de Timon o que ele chamou de concorrência predatória dos grandes grupos farmacistas...