spot_img
spot_img

Audiência pública sobre segurança tem duração histórica de sete horas e ampla participação do Judiciário

spot_img
Compartilhe:
A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta terça-feira (24), uma audiência pública sobre segurança, que teve uma duração inédita de sete horas. O evento contou com participação expressiva de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, do Ministério Público, das forças de segurança estaduais e municipais, do setor empresarial, comerciantes, lojistas, sociedade civil organizada e parlamentares municipais.
A audiência foi conduzida pelos vereadores Pedro Augusto (PA), presidente da Comissão de Transporte, Comunicação, Energia, Segurança e Defesa do Consumidor (CTCESDC), e Ulysses Waquim, relator da comissão.
Entre os destaques, esteve a presença marcante do Poder Judiciário, representado pelos juízes Josemilton Barros (diretor do Fórum), Rogério Monteles (Vara Criminal) e Clênio Correia, além dos promotores André Luiz Gonçalves e Carlos Pinto, de Timon. Também participaram o comandante do 11º BPM, major Daniel Kraesky; o major Yaslan, do 44º BPM; o delegado geral Carlos Mendes; o prefeito Rafael Brito; e a secretária municipal de Segurança, Mariely Almeida.
Durante a audiência, o major Kraesky apresentou dados sobre a atuação da Polícia Militar em Timon. Segundo ele, a PM tem cumprido seu papel com prisões e operações eficazes, destacando o apoio recebido do governo estadual e da administração municipal.
O juiz Josemilton Barros abordou a recorrente crítica popular de que “a polícia prende e a justiça solta”. Ele esclareceu que há mais de 400 mandados de prisão expedidos e em execução atualmente. Barros destacou que isso não significa haver criminosos impunes nas ruas, e reafirmou o compromisso do Judiciário com o sistema de segurança, inclusive na cooperação para o cumprimento dessas ordens. Ele avaliou o cenário como “insuportável”, lembrando que esse tipo de discussão já ocorria há décadas, e ressaltou o impacto dos arrombamentos no comércio local como sinal de que medidas urgentes são necessárias.
O prefeito Rafael Brito também reafirmou seu comprometimento com a segurança pública, destacando ações como a inclusão de detentos em atividades de ressocialização por meio de convênios para serviços públicos — como a fabricação de bloquetes, confecção de fardamento escolar e limpeza urbana. Brito mencionou ainda a escolha da delegada Mariely Vilhena para a pasta da Segurança, ressaltando sua experiência técnica e o esforço da gestão municipal, mesmo em uma área que é responsabilidade primária do Estado.
O vereador Ulysses Waquim classificou a audiência como produtiva e disse ter obtido subsídios suficientes para encaminhar propostas que contribuam para a melhoria da segurança em Timon. Ele destacou a participação ativa da sociedade civil, representada por 14 cidadãos que fizeram questionamentos e deram sugestões relevantes às autoridades presentes.
A audiência foi considerada histórica não apenas pela sua duração, mas pela amplitude do debate e pelo engajamento dos diferentes setores sociais e institucionais na busca por soluções concretas para os desafios da segurança pública no município.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Marco Moura reafirma força, autenticidade e lidera o sentimento timonense em defesa dos “pratas da casa”

A autenticidade política de Timon ganhou forma e voz no encontro realizado ontem, 22, no Espaço Vanda Eventos. O vereador Marco Moura, representante da...

Prefeitura de Timon entrega mais de 900 boletos do Programa Garantia Safra a agricultores familiares

Na manhã desta quinta feira (22), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDR), realizou a entrega de mais...

Afastamentos por saúde mental atingem 472 mil licenças médicas e batem recorde em 10 anos

Reportagem/Jherry Dell'Marh O Brasil vive uma crise de saúde mental. O número de afastamentos do trabalho é recorde: chegou a mais de 472 mil licenças...