Por Juliana Castelo
Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes do organismo e, por isso, ganharam um espaço especial na rotina dos praticantes de atividades físicas. “Tento consumir proteína em todas as refeições para bater a meta de consumo diária orientada pelo meu nutricionista, mas nem sempre consigo preparar algum lanche, principalmente para levar ao trabalho. Então, a barrinha de proteína acaba sendo muito mais prática”, conta Fabrício Carvalho, 27.
O designer, que pratica musculação há oito anos, revela que começou a se dedicar ainda mais nos treinos equilibrando com uma boa alimentação há dois anos e não dispensa o produto como opção na dieta. “Eu gosto mais das barras de cereal, que vem com castanhas e amendoim. Acredito que são ótimas opções para alcançar meus objetivos, otimizando meu tempo”, afirma Fabrício.
Mas será que as barrinhas realmente ajudam? De acordo com o nutricionista do Grupo Mateus, Marcus Cordeiro, elas são boas aliadas para quem não consegue fazer grandes refeições. “O objetivo desse produto é entregar uma grande carga de proteína em uma porção pequena de alimento. Então, a relação proteína/gramas do alimento é alta”, explica.
Marcus também orienta a melhor forma para escolher a sua barrinha de proteína. “Sempre dê preferência a barras que possuam uma grande quantidade de proteína e baixa ou quase nada de quantidade de açúcares ou outros ingredientes. Procure também uma maior quantidade de proteína e menor quantidade de calorias”, afirma o especialista.
E não existe segredo sobre o horário certo para consumir. Fabrício come as barrinhas como lanches, mas o nutricionista esclarece que não importa a hora, desde que você alcance a sua meta diária. “O que importa é se no final do dia as metas nutricionais de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) foram alcançadas”, explica Marcus. Porém, se você também aposta na vida fitness, a dica valiosa é consumir antes do treino, para ajudar no rendimento dos exercícios.