Teresina contabilizou ontem (21) 186 novos casos e 13 óbitos em decorrência da Covid-19. Os dados foram divulgados pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O boletim aponta que, desde o início da pandemia, a capital registra 23.333 novos casos e 870 mortes pela doença.
Das 13 mortes notificadas, seis ocorreram ontem (21), cinco na quinta-feira (20) e duas em datas anteriores. Foram seis homens e sete mulheres, com idades entre 47 e 87 anos. Onze pacientes eram portadores de comorbidades como hipertensão e outras doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e asma. Seis pessoas eram moradoras da zona Sul, três da zona Sudeste, duas da zona Norte e duas da zona Leste.
“Lamentamos os óbitos e alertamos que as pessoas precisam seguir as recomendações de higiene e de distanciamento, principalmente agora que está ocorrendo a reabertura das atividades econômicas em Teresina. O número de óbitos e de internações pode aumentar se a população não tomar as devidas precauções”, afirma a coordenadora do COE da FMS, Wesllany Santana.
A FMS contabilizou também que, desde o início da pandemia até agora, 10.294 pessoas ficaram recuperadas da doença. Integram o grupo dos recuperados aquelas pessoas com Covid-19 que tiveram alta após atendimento na rede hospitalar e também as que estavam com quadro leve da doença e fizeram o tratamento em casa.