spot_img
spot_img

Branco, integral ou artesanal: veja diferenças entre os tipos de pães na nutrição do organismo

spot_img
Compartilhe:

 

Por Juliana Castelo
Será que existe o pão certo para uma dieta saudável? O produto está na mesa de muitos brasileiros desde a hora do café da manhã: do pão branco ou francês até o artesanal, são muitas as diferenças na composição de cada. E, se você pratica exercícios físicos, o pão que você consome pode influenciar nos resultados do treino. Sendo assim, que tal conhecer cada um deles?
O pão branco, conhecido como pão francês ou de sal é feito com farinha de trigo branca, possui poucas fibras e alto índice glicêmico. Então, é mais fácil absorvê-lo e os níveis de glicose do sangue aumentam bem rápido. Já o pão integral é feito com farinha de trigo integral e contém mais fibras, com absorção mais lenta pelo organismo. Por isso, a sensação de saciedade é maior e o intestino também funciona melhor. Já os pães artesanais têm menos processos e elementos artificiais na composição, garantindo uma boa digestão e riqueza em micronutrientes.
Quando se fala em alimentação saudável, os especialistas têm uma dica valiosa. “Quanto menos ingredientes um pão tiver na sua composição, mais natural ele será. O tipo de fermentação também interfere no resultado final do produto, como é o caso dos pães de fermentação natural, por exemplo”, explica a nutricionista do Grupo Mateus, Alana Marinho.
Mas se engana quem pensa que o clássico pãozinho francês não é vantajoso. Se você pratica atividades físicas, vai precisar de força para completar o treino do dia rendendo bem. Nessa hora, um bom aliado que fornece a energia por meio do carboidrato é o pão branco. “O consumo de pães é barato, prático e saudável para uma refeição que antecede um exercício físico. Para pessoas que necessitem de energia imediata para sua modalidade de atividade, o consumo de pão francês é indicado devido à absorção rápida do carboidrato, que é mais refinado”, afirma Alana.
Já quando o assunto é uma modalidade de treino de longa duração, os pães integrais podem ajudar mais. “Esse tipo possui uma grande quantidade de carboidratos e de fibras, fazendo a absorção lenta do açúcar e gerando energia por mais tempo, evitando picos de glicemia que podem ocasionar acúmulo de gordura”, finaliza a nutricionista, lembrando que alinhar um pão com um tipo de proteína é a opção ideal para lanche antes do treino.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Mais de 5 mil famílias voltam a ter água tratada em Timon após execução do projeto Religados

Desde março deste ano, o projeto Religados vem mudando a realidade de milhares de moradores de Timon que estavam com o abastecimento suspenso. Em...

Santander abre novo ciclo de contratação de assessores no Maranhão para reforçar time de investimentos

Vagas são para atuar no Santander AAA nos municípios São Luís e Imperatriz ■ MARANHÃO, Novembro de 2025 - Diante do crescimento na demanda de negócios...

Schnneyder emplaca indicado seu na Chefia da 10° Ciretran em Timon

A 10ª Ciretran de Timon passa por uma mudança estratégica no seu comando. O governador Carlos Brandão nomeou, no dia 13, o agente de...