Lentes de contatos estão entre as três principais escolhas estéticas; brasileiros estão atrás apenas dos americanos
A grande procura por procedimentos estéticos odontológicos levou o Brasil à segunda posição dentre os países que mais procuram aparelhos, próteses, clareamento e aplicação de lentes de contatos dentais. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), as lâminas de porcelana estão entre as três intervenções mais realizadas pelos brasileiros. A fim de evitar problemas, como perdas de dentes e saúde bucal, dentistas reforçam a atenção redobrada, pois é essencial a avaliação por um profissional antes da aplicação.
Dentre as mais procuradas, a colocação de lentes de contatos objetiva corrigir irregularidades, cor e formato. Para o efeito, são aplicadas próteses superfinas sobre o dente original, resultando em aparência mais natural. Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Carolina Tavares, a técnica é bastante comum para quem procura um sorriso mais bonito e uniforme. “Essas lentes de contato são lâminas bem fininhas de porcelana reforçada, com espessura mínima de 0,4mm. O grande diferencial delas é a substituição dos processos de clareamento, limpeza e compensação de estrutura dentária. Além disso, essa técnica vem para corrigir o que se refere à forma, ao alinhamento, às possíveis pequenas fraturas como também o fechamento dos diastemas, aqueles espacinhos entre os dentes. Em razão da evolução das técnicas e a tecnologia disponível, é possível um desgaste
Entretanto, a cirurgiã-dentista ressalta as contraindicações a respeito da aplicação em pacientes muito jovens ou naqueles cujo procedimento indicado, primordialmente, seja o ortodôntico (aparelho). A profissional relata, ainda, sobre a importância da dedicação aos cuidados com a boca e lentes após a aplicação. “Muitos correm para as lentes na expectativa de resolver, instantaneamente, a questão da uniformização e da cor branca em seu sorriso. Mas, há contraindicações e muita cautela. Por exemplo, aos mais jovens, pois há um desgaste mínimo. Quando os dentes são bastante desregulados, ou mal posicionados, a opção é passar pelo procedimento ortodôntico e, só após, colocar as lâminas. Já quem tem o bruxismo, quando apertam e rangem os dentes durante o sono, ou aqueles que roem unhas, é necessário um planejamento conjunto com outras especialidades”, finaliza a dentista Carolina Tavares.
Os procedimentos, sejam a aplicação de aparelho ortodôntico ou lentes de contato, devem ser planejados com o objetivo de diagnosticar a melhor indicação, caso a caso. Desta forma, a UNINASSAU Redenção oferece atendimento na Clínica-Escola Integrada para avaliação e procedimentos odontológicos. Os interessados podem entrar em contato com a Clínica pelo número (86) 3194-1819 e agendar uma consulta. A Clínica-Escola está localizada no interior da Instituição, na Rua Dr. Otto Tito, 1771 (em frente ao HUT). Por Ricardo Mousinho, da Assessoria Uninassau.