spot_img
spot_img

Cineastas piauienses avaliam cenário cinematográfico local durante Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

spot_img
Compartilhe:

Por Virgiane Passos

Roteiristas, produtores e diretores de cinema estão reunidos em Floriano (PI), a partir desta quarta-feira (5) até domingo (9), para participarem do 18º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. Este ano, a mostra competitiva do evento conta com cinco filmes piauienses, sendo dois longas e três curtas-metragens, concorrendo ao Troféu “Cacto de Ouro 2024” ao lado de outras produções nacionais.

Para o cineasta Valderi Duarte, que assina o documentário Mestre Pascoal (Teresina/PI), o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões ajuda a fomentar a cinematografia local. “A produção de cinema no Piauí ainda é incipiente. Principalmente comparando com o eixo Rio-São Paulo e, até mesmo, com outros estados nordestinos. Não temos uma escola de cinema e o incentivo estatal é precário e, às vezes, equivocado. Não conhecemos nossa própria produção que, mesmo tímida, precisa ser mostrada. Por isso, iniciativas como o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões são fundamentais”, pontua.

O roteirista, produtor e diretor, F. Monteiro Júnior, que participa do Encontro com o curta “Estalos”, vê avanços sutis na cena cinematográfica local. “Ainda é uma produção, talvez, pouca ambiciosa ou audaciosa, mas que tem se mostrado mais nos últimos anos. E esse é um bom começo de progresso, eu quero acreditar. Os editais de audiovisual têm aparecido mais e isso, certamente, ajuda a caminhada dos bravos realizadores daqui”, explica.

Por fim, o documentarista Douglas Machado, que assina “A carta de Esperança Garcia”, pondera que a produção audiovisual no Piauí tem avançado na parte técnica, com bons equipamentos. “O maior desafio, acredito, se encontra na distribuição. No entanto, um Encontro, como o de Cinema e Vídeo dos Sertões, já entrando na 18ª edição leva em si uma contribuição importantíssima no cenário da produção audiovisual piauiense. Ademais, estabelece um diálogo perene com os filmes realizados em outros estados brasileiros”, conclui.

O 18º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, Secretaria de Estado da Cultura – Secult, Governo do Estado do Piauí, Secretaria Municipal de Cultura de Floriano e Prefeitura de Floriano. Mais informações estão disponíveis no site do evento: https://www.cinemadossertoes.com/ ou através dos telefones: (89) 99978-6996 / (89) 99409-6786.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Igreja de Santo Antônio em Timon apresenta projeto de reforma

Um projeto arquitetônico, arrojado e de muito bom gosto vem agradando fiéis da Igreja de Santo Antônio e todos religiosos da crença católica, em...

Estourou tudo: Prefeita Dinar não pode mais empregar e nem pagar horas extras graciosas

Apesar da medida, a prefeita, ao se tem notícia anda prometendo empregos. A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, em decisão do Ministério Público do...

Hospital Alarico Pacheco ganha mais um Selo por sua qualidade de gestão e desempenho

Profissionais comemoram mais um selo de qualidade para conta!!! O Hospital Regional Alarico Pacheco recebeu essa semana o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade...