Congresso será um Evento Carbono Neutro
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro será realizada em São Luís, no Maranhão, a 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico, o Citeenel 2023. Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o tradicional evento reunirá autoridades do governo, representantes do setor e especialistas nacionais e internacionais para discutir a modernização e as oportunidades, além dos resultados e desafios de promover uma transição energética mais sustentável.
O evento será palco para discutir as tendências do setor e para a apresentação de iniciativas inovadoras dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) desenvolvidos por empresas do setor elétrico e regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Serão três dias de imersão, entre painéis, workshops e visitas técnicas em que entusiastas da inovação vão compartilhar conhecimentos e visões de futuro sob a ótica do ESG. O formulário de inscrição e a programação completa estão no site www.citeenel2023.com.br.
Por que discutir a agenda ESG?
O setor elétrico, bem como a maioria dos serviços de utilidade pública, caminha para uma nova era de sustentabilidade. Nesse contexto, repensar os impactos ambientais causados pelas práticas de geração, transmissão e distribuição de energia, se torna desafio prioritário para as companhias e mesmo aos stakeholders externos à essa indústria.
Para enfrentar tais desafios, as empresas devem investir em soluções multifacetadas que invoquem práticas mais sustentáveis e que sejam capazes de atender a rápida evolução do setor. Além disso, é importante que o debate e iniciativas criadas estejam alinhadas com a agenda ESG – prisma que reúne recomendações de práticas e comportamentos voltados a três pilares fundamentais: ambiental, social e governança corporativa.
No Brasil, a agenda ESG voltada para o setor elétrico é o principal pilar da Agenda Regulatória da ANEEL para o biênio 2024-2025, a qual prevê sete eixos de atuação: Combate à Pobreza Energética; Fontes Renováveis; Baixo Carbono; Eficiência Energética; Modicidade e Equilíbrio Tarifário; Segurança Energética e; Atividade Empresarial.
No Maranhão o evento será Carbono Neutro – A Equatorial Maranhão, empresa responsável pela distribuição de energia no estado e anfitriã do Citeenel 2023, tem investido em soluções ambientais e tem a honra de anunciar que a 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico será um Evento Carbono Neutro.
Para garantir a compensação das emissões de carbono geradas durante o evento, o Citeenel fechou parceria com a startup “Compensei”, empresa especializada em medir e compensar emissões de carbono. Juntas, as duas iniciativas estão calculando e compensando as emissões de carbono em projetos socioambientais de conservação e recuperação de áreas de manguezal no Maranhão.
Este movimento reforça o compromisso da Equatorial Energia em promover uma transição energética mais limpa e sustentável e solidifica as pautas levantadas pelo congresso, que em 2023 abrirá espaço para a discussão de iniciativas inovadoras e da agenda ESG (ambiental, social e governança) prevista para o setor elétrico.
Sobre o Citeenel
O Citeenel, realizado bienalmente pela ANEEL em parceria com as distribuidoras, é o principal canal para discussão dos resultados e impactos dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) regulados pela Agência e implementados pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia.
O evento consiste em uma oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições divulguem as inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos programas de PDI e EE regulados pela ANEEL, além de ser um momento para discussão da regulamentação ora vigente. Também é um canal para discutir as tendências de modernização do setor elétrico, as transformações do mercado de energia, inovação e eficiência energética, entre outros temas.
O Congresso é voltado para profissionais do setor elétrico, fabricantes, universidades, startups, instituições de pesquisa e profissionais de inovação. E nesta edição conta com a realização da ANEEL em parceria com o Grupo Equatorial Energia.