spot_img
spot_img

Conheça os benefícios de conectar os imóveis à rede de esgoto disponível na cidade

spot_img
Compartilhe:

Timon avança de forma significativa na infraestrutura de esgotamento sanitário, a partir dos investimentos realizados pela concessionária Águas de Timon. Atualmente, o município já conta com 40% de cobertura em toda a zona urbana para a coleta e o tratamento do esgoto. O cenário traz perspectivas positivas para o desenvolvimento socioeconômico do 4° município mais populoso do Maranhão, tendo como principal desafio atual o de conscientizar a população sobre os benefícios de conectar os imóveis à rede instalada pela concessionária.

A conexão à rede de esgoto configura-se na ligação das tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos dos imóveis à tubulação instalada na rua. Assim, o esgoto não corre mais a céu aberto e passa a ter o destino correto: as estações de tratamento de esgoto. Alguns imóveis precisam fazer adequações internas para garantir a conexão à rede de esgoto, levando o efluente para a caixa de ligação ou para o Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL). A orientação é que o cliente contrate mão de obra especializada para realizar as adaptações.

O papel dos moradores é fundamental nesse desafio de conectar os imóveis, uma vez que a legislação federal (Lei 14.026 do Novo Marco Legal do Saneamento) prevê como obrigação do cliente providenciar a ligação da sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto. Para facilitar a adesão, a Águas de Timon oferece desconto escalonado no primeiro ano do serviço, além de realizar busca ativa de usuários para a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal para famílias de baixa renda, além de 50% no valor do serviço de conexão à rede.

O gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli, reforça que as transformações realizadas pelo saneamento básico são positivas para a saúde e a qualidade de vida da população. “Quando o cliente conecta seu imóvel à rede de esgoto, ele garante que os resíduos produzidos não sejam lançados a céu aberto, prevenindo sua família de contaminações por bactérias, fungos e proliferação de pragas. A Organização Mundial da Saúde indica que a cada R$ 1 real investido em saneamento, economizam-se R$ 4 reais com saúde pública”, reforça.

Obras avançam a cada semana
Em paralelo ao trabalho educativo de conscientização sobre a conexão, a Águas de Timon avança a cada semana nas obras de esgotamento sanitário, com frentes de serviço nos bairros Miguel Arraes, Jóia, Cocais, Parque Alvorada, Parque Aliança e Parque Piauí. Confira a seguir a programação prevista para a semana de 21 a 25 de agosto.

Implantação de rede de esgoto

Parque Piauí: Avenida Francisco Carlos Jansen e Rua Marcos batista da Silva

Cocais: Rua Perioró, Rua Açailândia e Rua Ariri

Jóia: Avenida Regimento

Ligações de rede de esgoto

Parque Piauí

Jóia: Avenida Regimento

Estação Elevatória de Esgoto

EEE Lourival Almeida – Cocais

EEE Miguel Arraes

EEE Parque Alvorada

EEE Parque Aliança

Agentes socioambientais

Bairro Jóia

Vila Monteiro

Vila União

Cocais

Responsabilidade Social

Reunião Afluentes – Jóia

Visita às obras no Parque Piauí

Fonte/Águas de Timon.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Barras de proteína: quando posso comer e para que servem?

Por Juliana Castelo Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes...

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação...

Uilma Resende sai em defesa dos farmacistas de Timon contra multas absurdas do Conselho

https://youtu.be/iFpOEXb2kds O vereador Uilma Resende denunciou ontem, 10, da tribuna da Câmara de Timon o que ele chamou de concorrência predatória dos grandes grupos farmacistas...