spot_img
spot_img

Deputada Janaína é destaque em evento representando a presidência e a bancada feminina na Assembléia

spot_img
Compartilhe:

O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Maranhão por meio da Escola Superior de Controle Externo.

A deputada estadual Janaína Ramos, foi a representante da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Iracema Vale e da bancada feminina na Mesa de Diálogo – É da Conta Dela: entenda a importância das mulheres nas contas públicas, com ênfase no papel feminino no controle externo”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Escex- Escola Superior de Controle Externo, realizado no último dia 30.

O encontro, que teve a participação de diversas palestrantes, aconteceu por iniciativa da Liderança Pedagógica 3 – Controle Social da Técnica de Controle Externo, Jane Marta Matos. “Este evento enfatiza o protagonismo e a importância da participação efetiva da mulher no processo de democracia relacionada às práticas e gestão das coisas públicas”, diz a líder da ação.

Em sua participação no evento, a Deputada Janaína Ramos destacou a conquista da mulheres na sociedade. “A cada dia mais mulheres têm conquistado espaços de poder e decisão. Na política, entre os anos de 2016 e 2022, o Brasil teve a maioria do eleitorado (52%) constituído por mulheres. Fico feliz em participar de um evento como este, que aborda a importância das mulheres nas contas públicas, demonstrando a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes da sociedade, pois para o fortalecimento, garantia e ampliação das políticas públicas é preciso fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, declarou a deputada.

“Com a realização deste evento, demonstramos a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes. Pois para o fortalecer, garantir e ampliar políticas públicas é necessário fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, disse.

“Por isso afirmo que é da nossa conta, é também nossa função enquanto mulheres e cidadãs o acompanhamento da aplicação correta e da eficácia dos recursos públicos e que eles estejam voltados à Assistência Social, Educação e Saúde”, enfatizou.

“Reforço ainda que acredito e defendo o aumento da participação delas em todas as esferas do serviço público, isso é garantir que as perspectivas das mulheres sejam levadas em consideração nas políticas e nas decisões públicas”, pontuou a deputada.

Participaram das mesas: Flávia Gonzalez Leite – Procuradora de Contas TCE/MA; deputada Janaína Ramos, representante da presidente da ALEMA; Kels Cilene Pereira Carvalho, auditora de Controle Externo- NUFIS – TCE/MA; Luzimar Lopes, coordenadora Municipal da Mulher de São Luís; Lilia Barbosa, auditora de Controle Externo NUFIS; Danyelle Bitencourt, ouvidora da Mulher/TJMA; Kariadine Maia, presidente Estadual da Ação da Mulher Trabalhista; Sílvia Leite, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Camarão: saiba como escolher, limpar e armazenar

Por Juliana Castelo Empanado, frito, cozido, em moquecas e até o clássico bobó de camarão. É difícil achar alguém que não goste desse fruto do...

Salário maternidade: mães MEI também têm esse direito  

Por Juliana Castelo Ao chegar ao mundo, um bebê precisa de muito cuidado e proteção. Mas quem também precisa ser protegida nessa nova fase é...

Eleições 2024: Maranhão tem o maior percentual de eleitores jovens no Brasil

Em todo o estado, são mais de 160 mil eleitores de 16 e 17 anos aptos a votar, representando 3,13% do eleitorado  Por Jherry Dell'Marh A...