spot_img
spot_img

Deputada Janaína é destaque em evento representando a presidência e a bancada feminina na Assembléia

spot_img
Compartilhe:

O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Maranhão por meio da Escola Superior de Controle Externo.

A deputada estadual Janaína Ramos, foi a representante da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Iracema Vale e da bancada feminina na Mesa de Diálogo – É da Conta Dela: entenda a importância das mulheres nas contas públicas, com ênfase no papel feminino no controle externo”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Escex- Escola Superior de Controle Externo, realizado no último dia 30.

O encontro, que teve a participação de diversas palestrantes, aconteceu por iniciativa da Liderança Pedagógica 3 – Controle Social da Técnica de Controle Externo, Jane Marta Matos. “Este evento enfatiza o protagonismo e a importância da participação efetiva da mulher no processo de democracia relacionada às práticas e gestão das coisas públicas”, diz a líder da ação.

Em sua participação no evento, a Deputada Janaína Ramos destacou a conquista da mulheres na sociedade. “A cada dia mais mulheres têm conquistado espaços de poder e decisão. Na política, entre os anos de 2016 e 2022, o Brasil teve a maioria do eleitorado (52%) constituído por mulheres. Fico feliz em participar de um evento como este, que aborda a importância das mulheres nas contas públicas, demonstrando a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes da sociedade, pois para o fortalecimento, garantia e ampliação das políticas públicas é preciso fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, declarou a deputada.

“Com a realização deste evento, demonstramos a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes. Pois para o fortalecer, garantir e ampliar políticas públicas é necessário fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, disse.

“Por isso afirmo que é da nossa conta, é também nossa função enquanto mulheres e cidadãs o acompanhamento da aplicação correta e da eficácia dos recursos públicos e que eles estejam voltados à Assistência Social, Educação e Saúde”, enfatizou.

“Reforço ainda que acredito e defendo o aumento da participação delas em todas as esferas do serviço público, isso é garantir que as perspectivas das mulheres sejam levadas em consideração nas políticas e nas decisões públicas”, pontuou a deputada.

Participaram das mesas: Flávia Gonzalez Leite – Procuradora de Contas TCE/MA; deputada Janaína Ramos, representante da presidente da ALEMA; Kels Cilene Pereira Carvalho, auditora de Controle Externo- NUFIS – TCE/MA; Luzimar Lopes, coordenadora Municipal da Mulher de São Luís; Lilia Barbosa, auditora de Controle Externo NUFIS; Danyelle Bitencourt, ouvidora da Mulher/TJMA; Kariadine Maia, presidente Estadual da Ação da Mulher Trabalhista; Sílvia Leite, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...

Equatorial Maranhão alerta sobre cuidados com cabos partidos, estejam pendurados ou ao solo

Acidentes com quebras de postes e chuvas intensas com rajadas de vento podem causar o rompimento de cabos de energia A Equatorial Maranhão tem como...