O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) protocolou, na tarde de terça-feira (17), representação no Ministério Público Federal posicionando-se em relação à apreensão de carros por não pagamento de IPVA no Maranhão. A representação foi encaminhada à Dra. Talita de Oliveira, titular da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, Ordem Econômica e Consumidor.
No pedido, Wellington solicita que o MPF ajuíze Ação Civil Pública suspendendo a apreensão de veículos tendo por motivo o não pagamento do imposto, caracterizando efeito de confisco ao tributo. Segundo ele, trata-se de uma prática constitucionalmente vedada.
Veja Também:
- Lei que altera o Conselho e o Fundo de Esporte e Lazer do Maranhão é aprovada
- Edilázio solidariza-se com Waldir Maranhão
- Deputada Luana Costa é a nova coordenadora na bancada do congresso
“O pedido não é meu, enquanto deputado estadual, mas da população e, principalmente, dos homens e mulheres que estão tendo seus carros e motos apreendidos e leiloados. Em menos de três anos, mais de 12 mil veículos já foram leiloados. O STF já consolidou entendimento de que tal prática é inconstitucional. Não se pode confiscar o bem do cidadão. Esperamos que seja ajuizada a ação e, de imediato, concedida a liminar impedindo que essa prática continue”, disse Wellington.
Na Assembleia, tramita o Projeto de Lei 99/2017, de autoria do deputado Wellington, que busca impedir a apreensão de veículos pelo não pagamento de IPVA, algo que já é válido em outros estados, a exemplo do Tocantins.