Os deputados eleitos para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão foram empossados na manhã desta quarta-feira (1º), no Plenário Nagib Haickel. O deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Casa (parlamentar com maior número de mandatos na Alema), presidiu a sessão, e convidou para auxiliá-lo na condução dos trabalhos na Mesa a deputada Andreia Martins Rezende (PSB), na condição de primeira secretária, e o deputado Ricardo Arruda (MDB), como segundo secretário.
Conforme o rito estabelecido no Regimento da Casa, todos os 42 deputados eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral prestaram o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado, observar as leis e desempenhar com lealdade, dedicação e ética o mandato que lhes foi confiado pelo povo do Maranhão.
Após o juramento feito no Plenário de forma individual por cada um dos deputados, o presidente da sessão, Arnaldo Melo, declarou empossados nos cargos de deputado estadual para a 20ª Legislatura, no período de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027, os seguintes parlamentares, nominados de forma alfabética: Abigail Cunha (PL), Aluizio Santos (PL), Ana do Gás (PCdoB), Andreia Martins Rezende (PSB), Antônio Pereira (PSB), Ariston Gonçalo (PSB), Arnaldo Melo (PP), Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Cláudio Cunha (PL), Daniella (PSB), Davi Brandão (PSB), Dra. Vivianne (PDT), Dr. Yglésio (PSB), Edna Silva (Patriota), Eric Costa (PSD), Fabiana Vilar (PL), Fernando Braide (PSC), Florêncio Neto (PSB), Francisco Nagib (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Guilherme Paz (Patriota), Hemetério Weba (PP), Iracema Vale (PSB), Janaina Ramos (Republicanos), Júlio Mendonça (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Júnior França (PP), Juscelino Marreca (Patriota), Leandro Bello (Podemos), Mical Damasceno (PSD), Neto Evangelista (União Brasil), Rafael Leitoa (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Ricardo Rios (PCdoB), Rildo Amaral (PP), Roberto Costa (MDB), Rodrigo Lago (PCdoB), Solange Almeida (PL), Osmar Filho (PDT), Othelino Neto (PCdoB) e Wellington do Curso (PSC).
Na condição de presidente da sessão, o deputado Arnaldo Melo proferiu um breve discurso, manifestando a sua confiança de que “esta legislatura cumprirá o seu papel da forma que sempre cumpriu, baseada no respeito mútuo entre os seus pares e na independência entre os Poderes”.
Ele afirmou também que, apesar das diversidades de pontos de vista representadas pelas mais diversas correntes políticas e ideológicas, conseguirão caminhar para um denominador comum, o entendimento. “Só assim cumpriremos com o nosso dever de pessoas públicas ao colocar os interesses da população maranhense acima de grupos”, frisou.
Ao fazer referência ao exercício de seus mandatos na Alema, Arnaldo Melo, falando na condição de decano da Casa, enfatizou que, ao longo de seus mandatos, pôde vislumbrar, através dos seus pares que marcaram a história do Parlamento, o sentimento de sempre contribuir para a história da Assembleia Legislativa.
“Nenhum regime político é digno do nome democrático se não tiver Parlamentos que funcionem com autonomia e independência. O grande desafio hoje é fazer da democracia um instrumento para melhorar, cada vez mais, a vida das pessoas. Esse deve ser o nosso compromisso principal como parlamentares que representam, a partir de hoje, o povo do nosso querido Maranhão”, concluiu Arnaldo Melo.