spot_img
spot_img

Dia dos Pais? Mais de 41 mil crianças foram registradas no Brasil apenas com o nome da mãe

spot_img
Compartilhe:

Por James Pimentel

“Dia dos Pais pra mim é um dia normal, às vezes só lembro porque vejo propagandas na televisão. Nunca conheci o meu e nem faço questão. Minha avó me criou muito bem”. Esse é o relato do mecânico Gustavo Henrique que, assim como muitos brasileiros, não conhece o fato de ter um pai dentro de casa.
O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, tem como objetivo homenagear a figura paterna. Segundo dados divulgados pela Câmara de Diferentes Lojistas (CDL), este ano a data comemorativa deve movimentar R$ 25 bilhões no comércio. Parece muito, certo? Mas não é! Em comparação com o Dia das Mães, por exemplo, o movimento no comércio foi quase o dobro: mais de R$ 40 bilhões. Por que isso acontece?
De acordo com as estatísticas, a presença paterna não existe na maioria dos lares brasileiros. Até maio de 2024, mais de 41 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe, segundo o portal da Transparência do Registro Civil.
Segundo o professor de psicologia da Facimp Wyden, Roneldo Moura, diversos fatores contribuem para essa realidade: “Um dos fatores sociais é a mudança nas estruturas familiares, como o aumento das taxas de divórcio e separação, que podem resultar em uma maior incidência de famílias monoparentais, onde a mãe geralmente fica com a guarda dos filhos”, explica.
No aspecto econômico, a falta de oportunidades de emprego estável tem um impacto significativo. “O desemprego e o subemprego levam muitos homens a migrarem em busca de trabalho, resultando em uma ausência física prolongada do lar”, destaca o professor. “Além disso, a cultura machista pode desvalorizar o papel do pai na criação dos filhos, promovendo a ideia de que a responsabilidade parental é primariamente da mãe”, comenta.
IMPACTOS
A ausência do pai pode afetar a dinâmica familiar e o desenvolvimento das crianças de diversas maneiras. “Essa ausência resulta em um aumento da responsabilidade materna, com a mãe muitas vezes assumindo um papel duplo de provedora e cuidadora, o que pode levar a uma sobrecarga de responsabilidades e estresse”, explica o professor.
No desenvolvimento das crianças, os impactos são significativos. “Crianças sem a figura paterna podem experimentar sentimentos de abandono, baixa autoestima e insegurança”, alerta Moura.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Para apoiar famílias sem a figura paterna no Brasil, diversas políticas públicas e programas sociais podem ser implementados. “Programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, podem ser fortalecidos para garantir que famílias monoparentais tenham acesso a recursos financeiros suficientes para atender às suas necessidades básicas”, sugere Moura. Além disso, aumentar a disponibilidade de creches e pré-escolas gratuitas ou subsidiadas pode permitir que as mães trabalhem ou estudem sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e educativo.
Para reduzir a ausência paterna e promover a participação ativa dos pais na vida familiar, estratégias podem ser adotadas pela sociedade e pelas comunidades locais. “Realizar campanhas de conscientização que destacam a importância da participação ativa dos pais na vida dos filhos e os benefícios emocionais, psicológicos e sociais dessa participação é fundamental”, afirma Moura. Além disso, criar grupos de apoio e redes de pais pode ajudar. “Grupos onde homens podem compartilhar experiências, receber orientação e construir laços sociais que incentivem a participação ativa na vida familiar são essenciais”, conclui.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Projeto Natal Nossa Gente leva dignidade e esperança a famílias em situação de vulnerabilidade em Timon

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou na manhã desta quinta-feira (18) o projeto Natal Nossa Gente,...

Prefeitura de Timon entrega reformas de creches e reforça compromisso com a educação infantil nos 135 anos da cidade

Dando continuidade à série de entregas em comemoração aos 135 anos de Timon, a Prefeitura segue investindo de forma consistente na educação infantil, etapa...

Câmara Municipal homenageia personalidades com Título de Cidadão e Cidadã Timonense

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta quinta-feira (18), solenidade de concessão do Título Honorário de Cidadão e Cidadã Timonense a personalidades que se...