spot_img
spot_img

Dinair Veloso quer recriar a Secretaria da Mulher em sua gestão em Timon

spot_img
Compartilhe:

Oito anos depois de extinta pelo ex-prefeito Luciano Leitoa, a Secretaria da Mulher, ou melhor sua recriação, volta a ser discutida na Câmara de Timon.

Ontem, 08, a prefeita Dinair Veloso protocolou o projeto de lei, que tramitará em regime de urgência e pede a autorização para instalação de mais uma secretaria no governo municipal.

Criada em 2009, na segunda gestão da ex-prefeita Socorro Waquim, a Secretaria da Mulher teve papel importante no processo de reconhecimento das leis que garantiam os direitos e proteção das mulheres. Em 2013, o prefeito Luciano Leitoa decidiu por sua extinção mantendo uma Coordenadoria em seu lugar sem qualquer autonomia administrativa e financeira, por isso, pouco ou nada foi feito pelas mulheres Timonenses nos últimos oito anos.

Durante a legislatura passada foram muitos os apelos das duas vereadoras mulheres da Casa: Cláudia Regina e Socorro Waquim para que o ex-prefeito recriasse a secretaria da mulher, mas apesar das reivindicações, Luciano Leitoa não atendeu.

De acordo com as informações oficiais divulgadas no site oficial da prefeitura:

Hoje, dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Timon deu um passo importante para viabilizar políticas públicas destinadas ao público feminino; um projeto de lei de autoria do poder executivo foi protocolado na Câmara Municipal em caráter de urgência, solicitando a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres-SMPM.

A principal justificativa é de que em Timon, já existe uma Coordenadoria da Mulher que tem desenvolvido várias ações no intuito de garantir os direitos das cidadãs timonenses, mas com a instalação de uma secretaria, o município teria uma abrangência maior, principalmente no combate à violência e discriminação contra as mulheres.

Outro motivo justificado na redação do projeto, é que a criação da secretaria se dará exclusivamente nos limites da lei Orçamentária de 2021, não acarretando qualquer despesa que impacte os gastos previstos no orçamento.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Novidade: troque suas lâmpadas incandescentes por novas de LED nos postos E+ Reciclagem

Lançado em 2011, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial e agora conta com mais serviços para a comunidade A Equatorial...

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...