A própria Diretoria Operacional do Detran foi quem recomendou arquivamento, afirmando que Goleiro Branco agiu dentro da legalidade.
Denúncia apresentada pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão contra o Diretor da 10a. Ciretran de Timon, Arenilson de Araújo Lima – conhecido no meio politico como Goleiro Branco, no dia 05 de agosto de 2022, em que a entidade denuncia que a motocicleta de placa PSL-1942, cor vermelha, ano de fabricação 2014/2015, teria sido liberada de forma irregular para uma Policial Militar após apreendida, não prosperou e segundo documentos que o blogdoribinha teve acesso, o Ministério Publico, após, apurar os fatos, ouvir testemunhas e analisar provas, através da 05 a Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Timon, decidiu pelo arquivamento do procedimento contra o gestor informando que o ato não configurou improbidade administrativa do diretor do órgão.
Em um dos documentos que o blog teve acesso, o próprio Departamento Estadual de Trânsito -Detran, Maranhão, através do Diretoria Operacional do órgão, sugeriu o arquivamento do processo administrativo visto entender que não houve indícios de irregularidade ou má-fé na conduta do Chefe do CIRETRAN de Timon.
De acordo que o documento: “Não houve efetiva liberação do veículo apreendido, tendo sido apenas retirado temporariamente do pátio para reparos mediante assinatura de Termo de Responsabilidade, seguindo o procedimento padrão estabelecido pelo manual de veículos e que todos os procedimentos adotados pelo diretor Arenilson Araújo estão dentro dos procedimentos legais e regulares do órgão.
“Sendo assim, é entendimento desta diretoria que não há indícios de irregularidade ou má-fé no procedimento realizado, razão pela qual sugerimos o arquivamento do processo. Contudo, em face de ter sido apresentada denúncia sobre estes fatos ao Ministério Público, conforme pedido de informações encaminhado por meio da requisição ministerial
REQ-MIN-5aPJETIM — 22022 (que formou o processo n° 0213618/2022), encaminhamos o caso para ciência desta Diretoria Geral e providências que entender cabíveis”, diz o documento.
O blogdoribinha foi em busca dos esclarecimentos sobre o fato, após ter recebido de uma pessoa não identificada, farto material afirmando que o diretor está respondendo por “crime de corrupção”, além de que pesava sobre Arenilson – Goleiro Branco, pedido de Procedimento Administrativo Disciplinar proposto pelo sindicato por conta da denúncia e seu afastamento da funções proposto pelo sindicato, mas, ao contrário e em busca da verdade dos fatos, o blog conseguiu através de documentos, que nesse caso o Diretor agiu dentro da legalidade, portanto, nada pesa contra sua conduta no órgão.