spot_img
spot_img

Eleição da Mesa: Anderson critica decisão de desembargador e Assunção diz: “vamos fiscalizar cada agulha que sair”

spot_img
Compartilhe:

A eleição da Mesa Diretora da Câmara segue com “ânimos políticos acirrados”, plagiando a decisão do desembargador Jaime de Araújo, que suspendeu o pleito, que continua sem data definida para ser realizada.

Críticas à decisão do desembargador são retirados de blog

Na sessão de hoje (29), mais uma vez, o tema foi recorrente. O líder da oposição criticou a decisão do desembargador de suspender o pleito e disse ter estranhado que seu discurso, em vídeo, originado pela Casa com críticas à decisão do desembargador, tenha ido parar num blog, em São Luis. Anderson Pego (PSDB) disse entranhar a divulgação do vídeo e entender que quando são requisitadas as imagens das sessões plenárias para alguns esclarecimentos sempre é negada.

O vereador disse que mesmo assim, o vídeo, que circulou no blog, em pouco tempo foi retirado, talvez à pedido de quem não queria expor uma decisão equivocada de suspender a eleição da Câmara de Timon.

“Vamos fiscalizar cada agulha que sair”, Assunção

O vereador José Carlos Assunção (PSB), líder do prefeito Luciano Leitoa na Câmara, que em julho chegou a comemorar a decisão do juiz local de realizar a eleição em outubro, hoje, em seu discurso, praticamente “jogou a toalha” do que se predestina dentro da supremacia do G-12. Segundo o líder, os oposicionistas não precisam se preocupar com essa questão da eleição, mesmo porque se eles ganharem a eleição da Mesa, ele será vigilante quanto a gestão da Mesa e afirmou que vai querer saber de até uma agulha que sair da Casa.

A pendenga, o imbróglio, a esquisitice política continua sem definição. À princípio, a eleição decidida em votação consensual dos 21 vereadores seria realizada em fevereiro deste ano. Naquela época, Juarez Morais (SD), era o candidato da base com maioria absoluta, restando a oposição somente sete votos e fora da disputa.

Mas um acordo feito na semana de eleição, imposto ao candidato a presidente Juarez Morais pelo prefeito Luciano Leitoa e tirando da Mesa a vereadora Cláudia Regina (PMB) e vereador Kaká do Frigosá, acabaram detonando um racha dentro da base e causando o rompimento de cinco vereadores, que decidiram formar um chapa com os sete da oposição e criar assim o G-12, com Helber Guimarães disputando o cargo de presidente. Por conta dessa manobra, descoberta pelos vereadores da base na véspera, a eleição não ocorreu como devia em fevereiro.

O caso se transformou em peça jurídica e devido um artigo do regimento interno da Casa, a data, mas prevista para ocorrer seria no mês de abril deste ano. Mas novamente, a eleição na ocorreu.

O G-12 então, entrou na Vara dos Feitos da Fazenda, em Timon, para que a eleição fosse realizada imediatamente, mas o juiz Welliton Carvalho, em junho deste ano ano, determinou que o pleito fosse realizado em 22 de outubro último, mas decisão do desembargador Jaime de Araújo do Tj-ma, acabou retardando a eleição por mais algum tempo, até agora sem data definida para ser realizada.

Lembrando que o vereador José Carlos Assunção foi ao autor de um requerimento em 22 de fevereiro deste ano em que ele afirmava que o projeto de lei que antecipou o pleito estava “eivado de vícios” e que, portanto não poderia ser realizado no dia seguinte. A partir desse requerimento acatado pela Mesa e suspendendo todo pleito foi que originou todo esse questionamento e imbróglio jurídico.

 

 

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usina fotovoltaica no Maranhão

Empreendimento, localizado em Peritoró, terá capacidade de mais de7 MWp e contará com os trackers solares do modelo ‘Axial TrackerTwin’  Peritoró (MA), outubro de 2025 –...

Ação Social encerra o Outubro Rosa com serviços gratuitos e presença da Carreta da Mulher

Reportagem/Jherry Dell'Marh Centenas de exames, atendimentos médicos e serviços de saúde e estética, além de atividades de lazer. Essas são algumas das atividades que farão...

Saúde digital: Hapvida consolida escala nacional com resultados recordes

Plataforma própria, governança e ampliação de especialidades sustentam a expansão do acesso e da qualidade na telessaúde Reportagem/Aline Sousa A Hapvida vem consolidando um modelo de...