O almoço teve a participação de aliados do deputado e a presença de vereador e suplentes do grupo Leitoa.
Teve a articulação política do ex-presidente Câmara de Timon vereador Helber Guimarães o encontro político de ontem, 04, no Restaurante Aconchego do deputado Federal Edilazio Júnior com lideranças de seu partido, o PSD, e com o vereador Irmão Francisco, Republicanos e suplentes de três partidos da base do governo municipal e integrantes do grupo político dos Leitoas, que se permitiram sentar-se à mesa para conversar sobre política com o Deputado, que quer manter sua base na cidade e ampliá-la com novos aliados.
O próprio articulador Helber Guimarães, eleito pelo partido do Coronel Schnneyder, o Republicanos, havia definido votar em Rafael Leitoa para deputado estadual e agora fecha acordo político para federal com Edilazio Júnior.
Os tons das conversas com o vereador Irmão Francisco, os suplentes Edson Lima e Cebolão, todos da base governista, foram preliminares, mas eles fizeram narrativas ao deputado assuntos políticos que estão pendentes e que sua base política ainda não os resolveu ou se empenhou para uma solução, por isso essas demandas apresentadas ao deputado serão analisadas por ele e seu grupo em uma nova rodada de articulação política, dessa vez em São Luiz.
Na conversa que teve com os seus aliados presentes ex-vereadores Francisco Borges e Bitonho, além dos participantes do almoço político já citados, Edilazio Júnior deixou claro sua definição por Edivaldo Holanda como candidato a governador do Maranhão e que definir com seu apoio também deverá apoiar o seu candidato, pois o deputado afirma que, segundo os institutos de pesquisa, Edivaldo Holanda será o próximo governador do Maranhão, pois ele é o candidato que mais agrega e que não tem rejeição nenhuma.
Ao encontro não comparecerem o ex-vereador Anderson Pego e sua esposa a vereadora Alynne Macedo, ambos do PSD, que segundo o deputado estavam em viagem. O presidente do PSD em Timon, o vereador Ulysses Waquim esteve rapidamente no encontro, mas por conta de uma audiência da CPI da Covid, da qual é presidente, ontem a tarde na acompanhou o deputado Edilazio Júnior em compromisso que o mesmo tinha na IFMA, onde assistiu aula inaugural para implantação de mais dois cursos na instituição fruto de emenda Parlamentar destinada por ele.
A deputada Socorro Waquim em compromisso de agenda na capital não pode comparecer ao encontro e nem na solenidade, mas todo seu staff de assessores estava presente.
O deputado, após estada em Timon, seguiu para Caxias, onde iria abonar ficha de filiação do empresário Constantino ao PSD. Ele foi candidato a prefeito da cidade na eleição passada.