spot_img
spot_img

Empresa francesa inicia diagnóstico para a melhoria do transporte público em Teresina

spot_img
Compartilhe:

A empresa vencedora da licitação para implementar o Observatório da Mobilidade em Teresina, projeto da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), está realizando a coleta de dados para elaborar um diagnóstico sobre o sistema de transporte público da capital piauiense. Este diagnóstico é a primeira etapa de implantação do observatório, que pretende tornar o sistema mais transparente e eficiente através do compartilhamento de informações.

A vencedora da licitação foi a Systra, empresa francesa com filial no Brasil, que até fevereiro deve concluir um diagnóstico profundo do sistema de transporte de Teresina, com uma análise de oferta do transporte, demanda da população e outros dados. Através dessas informações, será feita uma identificação dos problemas e possíveis soluções.

Na segunda etapa será feita uma análise, juntamente com a Prefeitura de Teresina e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), para então buscar a melhor forma de fazer o Observatório da Mobilidade funcionar, com participação de gestores públicos e também da população.

“Iremos fazer um diagnóstico profundo do sistema de transporte de Teresina, onde iremos ter também uma parceria com a UNIFOR na parte de tecnologia, que irá se dividir em três etapas: análise da oferta e demanda do transporte público, análise da estruturação, resolução dos problemas detectados e o funcionamento da plataforma para trazermos melhorias para o transporte público”, relata Mariana Moura, gerente de Projetos da Systra.

O projeto

O Observatório da Mobilidade será uma plataforma que irá gerar e disponibilizar indicadores do transporte público. Assim, a ideia é que o sistema se torne mais transparente e eficiente.

A implantação do projeto em Teresina recebe um financiamento de 500 mil euros da AFD através do Programa Euroclima, que financia 16 iniciativas espalhadas pela América Latina. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram contempladas. Em 2018, o Observatório da Mobilidade foi escolhido como melhor projeto apresentado na Conferência de Cidades da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Veja a programação completa que a Prefeitura preparou para comemorar os 135 anos de Timon

Prefeitura de Timon inicia série de entregas de obras no mês em que a cidade completa 135 anos A Prefeitura de Timon deu início, nesta...

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

*Mateus Fogaça O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante...

Quanto mais branco, melhor? Conheça os limites do clareamento dental

Reportagem Juliana/Castelo Quem nunca quis abrir a câmera frontal para uma selfie ou vídeo, apostando na melhor versão do sorriso para compor o visual? Nos...