Entenda de quem é a responsabilidade pela poda de árvores nas ruas e terrenos particulares
A poda de árvores vai além do paisagismo ou controle do crescimento. O procedimento é necessário para que elas se mantenham seguras e não cresçam desordenadamente.
*Mas, você sabe de quem é a responsabilidade pela poda de árvores nas ruas e terrenos particulares?*
Por questão de segurança e para evitar que cresçam a ponto de atingir a rede elétrica, toda manutenção da arborização localizada em vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo urbano da prefeitura de cada município, que devem podá-las sempre que necessário para evitar que cheguem até a rede elétrica e afetem o fornecimento de energia. Já nos casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, o proprietário deve podá-las sempre e evitar que se aproximem da rede elétrica.
Porém, em situações em que os galhos já estejam em contato com a fiação, a Equatorial Maranhão realiza a poda com suas equipes especializas para evitar que haja a interrupção do fornecimento de energia ou até acidentes. Por isso, a Distribuidora alerta a população sobre a importância da prevenção e cuidados na hora dessa prática.
As equipes da Distribuidora realizam constantemente ações de poda de galhos de árvores, quando eles já estão em contato com a rede de distribuição de energia. A empresa executa esse serviço em seu plano de manutenções com o intuito de manter o fornecimento de energia para os clientes e garantir a segurança da população.
A Equatorial atenta ainda sobre os riscos de intervenções em árvores próximas da rede elétrica. Somente profissionais habilitados e autorizados pela Equatorial devem realizar essa prática. Por isso, é importante que jamais tentem podar por conta própria as árvores que estejam tocando ou próximas da rede elétrica.
Alguns cuidados importantes:
– Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda em casos de árvores em locais privados;
– Não realize podas em dias de chuva. Além do risco com a eletricidade, os ventos fortes podem ocasionar a queda da árvore;
– Observe a distância mínima de 3 metros da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a rede;
– Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica;
– Em casos de árvores localizadas em espaços públicos, entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar a poda;
O Executivo de Segurança da Equatorial, Gabriel Vieira, ressalta sobre os riscos em relação a crianças que gostam de brincar subindo em árvores ou retirar frutos. “A atenção deve ser ainda maior com as crianças para que não subam em árvores que estejam próximas à rede elétrica. Se a árvore for frutífera e estiver em contato com a fiação, não se deve subir e nem tentar ‘apanhar o fruto’ usando varas metálicas. Em casos de galhos caídos ou apoiados na rede de energia, comunique imediatamente à Equatorial Maranhão, por meio da Central 116”, conclui.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão